Juventude em tempos de pandemia

09/10/2020
Espiritualidade
Estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio participam de retiro reflexivo

​Educar para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias. E foi através dessa premissa que a Pastoral Escolar do nosso Colégio propôs o Retiro Champagnat.

O encontro, direcionado para os nossos estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, teve o objetivo de proporcionar um momento de escuta e partilha com as nossas juventudes durante a pandemia. Essa ação fez parte dos projetos desenvolvidos durante o isolamento social para cuidar da saúde dos nossos estudantes.

O Retiro Champagnat, além de contar com a participação de representantes do GEC, PJM e Grupo de Voluntariado para apresentação de algumas dinâmicas, teve duas formações. Kassius Marques Kirsten, Coordenador de Pastoral do Colégio Marista Assunção, ministrou o tema juventudes na pandemia, que teve como base o questionamento:  jovem, qual teu lugar no mundo?

A segunda etapa da noite foi marcada por uma oficina de espiritualidade, guiada pelo Coordenador de Pastoral do Marista Conceição, Leonardo Biazus. Além de explanar sobre a importância da saúde espiritual, o educador realizou uma atividade de meditação guiada.

Para o Coordenador de Pastoral do nosso Colégio, Anderson Pellisoli de Oliveira, “o retiro foi um espaço pensado para trabalhar a saúde mental e espiritual dos nossos estudantes. Foi muito bonito ver o envolvimento dos nossos jovens e grupos representativos, além da participação especial dos nossos colegas de Rede. Esse momento foi necessário para refletirmos sobre a importância da vida e do viver, além de cultivar a nossa espiritualidade".

Sobre a Pastoral Escolar

Além de oferecer uma educação de qualidade, nos preocupamos com as dimensões humana e espiritual da nossa comunidade educativa, tornando o espaço escolar um ambiente fraterno, acolhedor e de partilha da vida.

Pastoral Juvenil Marista (PJM): a Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um​ espaço de participação de adolescentes e jovens, a partir do 7º ano EF, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Voluntariado Marista: nosso grupo de Voluntariado tem por objetivo ajudar na construção da cultura da solidariedade. Os estudantes que integram o grupo acreditam que podem construir uma sociedade onde os valores de respeito, cuidado e amor ao próximo são possíveis através de pequenas ações. Podem participar estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio.

Como participar

Para se inscrever o estudante deverá contatar o nosso Serviço de Pastoral Escolar.