Navegar para Cima

Notícias

Juventudes na construção de um mundo melhor

25/11/2019
Preparação para o futuro
Estudantes da Pastoral Juvenil Marista e Voluntariado se reunem para celebrar e refletir sobre a caminhada durante o ano de 2019

​​​​​​Nos dias 23 e 24/11, ocorreu o retiro de encerramento da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e do grupo de Voluntariado do nosso Colégio. Neste ano, o tema do encontro foi a arte e suas formas de expressão, reunindo 83 jovens com o objetivo de celebrar as conquistas e a trajetória percorrida pelos grupos durante o ano de 2019. 

Foram realizadas diversas atividades para refletir sobre a importância do trabalho em equipe e a união dos grupos durante a sua caminhada.  Além disso, os estudantes tiveram momentos preparados para pensar sobre o quanto precisam um do outro nos momentos difíceis e de que forma podem celebrar as conquistas da missão. 

Durante o encerramento, os estudantes também realizaram um Sarau, que teve como abertura uma apresentação artística dos animadores da PJM e os Agentes de Pastoral Natália Caroline Santos Rosa e Éder Silva de Oliveira, que acompanham os grupos no retiro. Nas semanas anteriores ao encontro de encerramento, cada grupo recebeu uma temática que deveria ser trabalhada e apresentada de forma artística no Sarau. Os temas eram trabalhados foram: discriminação, violência, solidariedade, preconceito, desigualdade social, espiritualidade, ecologia, cultura, sentimentos e direitos da criança e do adolescente. 

Na manhã de domingo, os participantes dos grupos se reuniram para um momento de oração e contato com a natureza, suas formas e sons. Após, realizaram uma retrospectiva do ano de 2019 e apontaram seus sonhos e desejos para o próximo ano, realizando o envio dos estudantes do 3º ano EM e animadores dos grupos que deixarão o nosso colégio no final do ano. 

Para encerrar esse momento de partilha, que contou com o auxílio da Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista Champagnat (Apamecham) para a realização da janta, os estudantes participaram de jogos e brincadeiras de integração.  

Para o Agente de Pastoral Eder “O encontro de encerramento de ano reunindo nossos estudantes dos grupos de Voluntariado e PJM tem se tornado uma tradição em nosso colégio. Voluntariado e PJM representam juntamente com o Grêmio estudantil são o protagonismo da juventude em nossa comunidade escolar. Os estudantes que atuam nesses grupos estão construindo uma perspectiva de um mundo melhor e trabalham para isso através de vivência grupal, exercitando e fortalecendo valores como a empatia e a solidariedade, além do autoconhecimento. Tenho grande satisfação em acompanhar esses estudantes e ver o grande potencial que eles têm para fazer uma nova civilização, o que chamam, a Civilização do Amor. Acompanhar durante este final de semana a integração entre os estudantes as belas reflexões que apresentaram através de estilos artísticos foi algo emocionante. Ver como esta geração tem a ensinar para as outras gerações no entendimento de respeito às diferenças e a estabelecer relações humanas com maior empatia renova minhas esperanças em nosso presente e futuro de uma sociedade em harmonia”.

​​botao_site.png