Laboratório em casa

08/06/2020
Educação
Reinventando práticas de sala de aula: 9º ano do Ensino Fundamental realiza experimento de Física em casa.

​​​A situação imposta pelo cenário do novo coronavírus nos convida a reinventar o fazer pedagógico do Marista Champagnat, adaptando as aulas para o formato online. Além das lives e atividades remotas, nossos estudantes transformaram os espaços de suas casas em salas de aula.

Na disciplina de Física, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat foram desafiados a realizar um experimento. O objetivo da atividade foi aproximar as realidades e tornar a aprendizagem prática e significativa. "Buscar esta aproximação e tornar possível e viável trabalhar práticas de laboratório, em casa, foi um momento de grande aprendizado", complementa a professora Magda Medeiros Schu Silva.

Como uma água pode ser fria e quente ao mesmo tempo? Para responder a essa pergunta, os estudantes realizaram a prática sobre transferência de calor, experimento famoso proposto pelo filósofo John Locke (1623-1704). Neste experimento foi verificada a temperatura de dois corpos utilizando um dos sentidos humanos, o tato. Além disso, foram verificadas as diferentes formas de se sentir a troca de calor.

O experimento consistia em ficar por 30 segundos com uma mão em um recipiente com água quente e a outra mão em um recipiente com água gelada. Após o tempo, o estudante deveria colocar as duas mãos ao mesmo tempo no recipiente do meio, que continha água morna.

Estudantes do 9º ano EF do Marista Champagnat realizam experimento de Física

Com essa atividade prática, a água morna parecerá mais fria para a mão que veio da água quente (perderá calor) e parecerá quente para a mão que veio da água fria (receberá calor).

Ao colocar as mãos nos recipiente com água quente e fria, estas buscam o equilíbrio térmico (igualar suas temperaturas), portanto a mão direita estará com uma temperatura mais baixa que a do ambiente e a mão esquerda estará um pouco mais quente que a temperatura do ambiente.

Quando ambas são postas na água morna, a mão direita, que estava na água fria, recebe calor, por estar numa temperatura mais baixa, e a esquerda, que estava na água quente, cede calor, por estar numa temperatura mais alta que a da água morna.

​Sobre os Anos Finais (6º a 9º ano EF)

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.​

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2020​, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.​​​