Lançamento do Livro | 2º ano EF

13/11/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes do 2º ano EF lançam seu Livro na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre

​​​​​Na quarta-feira, dia 13 de novembro, nossos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental lançaram o seu livro “Era uma Vez, Muitas Viagens, Grandes Histórias", na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. A produção do livro é resultado de meses de estudos, e reúne histórias produzidas em sala de aula por cada um dos estudantes. Durante o lançamento, que ocorreu no Teatro do Memorial do Rio Grande do Sul, nossos escritores apresentaram uma canção sobre a leitura e tiveram um momento de sessão de autógrafos para as famílias.

Durante o ano letivo, os estudantes vão construindo diversas produções textuais, aprimorando a escrita e a leitura, que fazem parte do processo de alfabetização iniciado no 1º ano EF. Cada produção textual é única, valoriza o estudante e transforma conhecimentos. No mês de outubro, todos tiveram um momento para revisitar seus textos e escolher aquele que mais gostam para compor o livro. Após a escolha do texto, os estudantes realizaram a representação da história em uma imagem que também faz parte da obra.

Para as professoras que acompanham os estudantes durante a trajetória escolar do 2º ano EF, a leitura é uma forma de ampliar horizontes e deixar a imaginação desenhar situações e lugares desconhecidos. É aumentar o conhecimento, desenvolver a criatividade e despertar para um mundo de palavras.

Sobre os Anos Iniciais

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.​

botao_site.png