Leitura em foco

11/05/2021
Educação
O incentivo ao hábito de leitura é complementado nas atividades de aula com as ferramentas Árvore de Livros, Elefante Letrado e Biblioteca Contada

Plataformas de livros digitais são uma possibilidade de constituir, nos ambientes escolares, acervos híbridos. Sabendo disso, oferecemos acesso a tecnologias que complementam o ensino e estimulam a leitura para os estudantes. Assim, serviços digitais como Elefante Letrado e Árvore de Livros fazem parte da rotina escolar e podem ser acessados pelo computador, tablet, notebook e celular por meio de login disponibilizado previamente pelo Colégio. Também, com o cenário de pandemia, o Marista Champagnat  ​trouxe os livros para o meio digital, criando a Biblioteca Contada, projeto que conta histórias por meio de vídeos e podscats disponibilizados pelo youtube.

Além de proporcionarem a ampliação do acervo de produções literárias disponível, iniciativas como essas se destacam como facilitadoras do acesso a diferentes materiais de leitura, visto que vários estudantes podem conferir os materiais simultaneamente e realizar leituras no seu tempo. Esses projetos permitem a ampliação de espaços, tempos, suportes e estratégias de mediação para a leitura no ambiente virtual, resultando em um enriquecimento de projetos voltados à formação do leitor e diversificação das práticas de leitura.​

Elefante Letrado: incentivo à leitura desde cedo

A plataforma Elefante Letrado complementa o incentivo à leitura por meio de um ambiente lúdico e interativo, com obras de autores consagrados e diferentes gêneros literários. Além disso, proporciona atividades diferenciadas como jogos didáticos, livros com ilustrações, audiolivros, leitura oral e a opção de gravar as leituras. Ela também permite que o educador acompanhe o desempenho do aluno e da turma através de relatórios apresentados pela própria ferramenta. Dessa forma, a Elefante Letrado possibilita um ambiente diversificado e dinâmico, que contribui e motiva a leitura das crianças e complementa o trabalho do professor.

Com a pandemia, seguindo os decretos de prevenção ao novo coronavírus, o acesso a biblioteca ficou restrito, sendo assim, o uso do acervo virtual da ferramenta teve maior evidência.

Árvore de Livros: espaço de leitura para todos

A plataforma de livros Elefante Letrado contempla o ensino da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, enquanto a Árvore de Livros é utilizada para todos os níveis da Educação Básica, especialmente Anos Finais e Ensino Médio. Dessa forma, ela pode ser vista como uma extensão virtual da biblioteca. Além dos estudantes terem livre acesso às obras disponíveis, também há a possibilidade de realizar atividades interativas, leituras simultâneas pela turma e projetos de leitura. Outro aspecto importante é organização do acervo, que é feita por temáticas, facilitando, assim, a busca direcionada em projetos que tenhamos elaborado para as aulas.

Nossos estudantes do Ensino Médio, além de contarem com materiais de estudo exclusivos e ações preparatórias para vestibulares e Enem, podem acompanhar as leituras obrigatórias através da plataforma. A Árvore de Livros ainda apresenta uma assessoria própria para elaboração de atividades, debates e dicas sobre as obras. A atualização sobre assuntos atuais também é possibilitada pela plataforma, pois ela possui assinatura virtual de jornais e revistas.

Educadores e colaboradores têm acesso ao serviço, a partir de login cedido. Com isso, é possível realizar momentos interativos e de fortalecimento da leitura com eles.  Familiares que queiram utilizar a plataforma podem fazê-lo por meio da mesma conta disponibilizada ao estudante.​

Biblioteca Contada: experiência cultural

Projeto fruto do trabalho da equipe da Biblioteca Irmão Nadir Bonini Rodrigues, o Biblioteca Contada busca oportunizar aos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio o contato com obras literárias, que vão desde as leituras cotidianas até as obrigatórias, destinadas para aqueles estudantes que se preparam para o período de Enem e vestibulares. As histórias são interpretadas por meio de vídeos e podscats e estão disponíveis no canal do youtube do Colégio (Colégio Marista Champagnat​), além dos ambientes virtuais Stream e Marista Virtual 3.0, plataformas de uso exclusivo para estudantes matriculados no Marista Champagnat.