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Notícias

Literatura Infantil

29/04/2019
Nosso jeito de educar
Colégio realizada atividades para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil.

​O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril e para lembrar a data e torná-la ainda mais significativa para nossos estudantes, nosso setor de Biblioteca promoveu contações de histórias com as turmas da Educação Infantil ao 3º ano EF.

Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, que é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira e autor da obra Sítio do Pica Pau Amarelo, por isso os personagens escolhidos para contar as histórias para as turmas foram Dona Benta e Emília.

A atividade foi realizada na Biblioteca Infantil do nosso Colégio e oportunizou que nossos estudantes possam vivenciar a literatura infantil de forma lúdica e envolvente através de personagens que encantam a todos e os fazem viajar pelo mundo da imaginação.

Você sabia?

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000. Fonte: Brasil Escola 

Nossa proposta pedagógica

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação​ acadêmica à formação de valores ético-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender. 

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor. ​

Educação Infantil: nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.​

Anos Iniciais: é nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.​