Meditação como aliada do bem-estar

03/09/2020
Saúde
Estudantes do Ensino Médio participam de oficina de meditação realizada pela PUCRS

​​​Atentos ao cenário desafiador que estamos vivendo, os educadores do Marista Champagnat têm proposto atividades voltadas para a saúde emocional dos nossos estudantes. Semanalmente o Serviço de Orientação Educacional (SOE) e Serviço de Pastoral Escolar (SPE) realizam momentos de escuta e diálogo com as turmas, além de serem disponibilizados para a nossa comunidade escolar materiais com dicas de leitura, filmes e boas práticas de espiritualidade.

Com o intuito de proporcionar aos estudantes do Ensino Médio do Marista Champagnat uma prática de bem-estar milenar, o componente curricular de Filosofia, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), oportunizou uma oficina de meditação.

Conduzida pelo oficineiro Malone Rodrigues, a atividade online tratou dos benefícios da prática de meditação para a saúde física e mental, as diversas técnicas existentes e o passo a passo para fazer da meditação um hábito diário na vida dos estudantes.

Para a professora de Filosofia do Marista Champagnat Fernanda Felix de Oliveira, a iniciativa pode auxiliar os estudantes, especialmente neste período de pandemia "acredito que o momento que vivemos nos convida a pensar em autocuidado, foi um momento muito legal". ​

Confira o passo a passo para a prática de meditação:

1. Reserve um tempo ao longo do dia para se desligar por um tmpo

2. Encontre um local calmo, sem distrações

3. Adote uma postura confortável

4. Controle a respiração

5. Foque sua atenção, com o auxílio de um mantra​

Para realizar a prática, recomenda-se usar uma roupa confortável e não ingerir refeições pesadas.​

A oficina oferecida pela PUCRS faz parte do projeto desenvolvido pela Pastoral Universitária e, para aqueles que tiverem interesse, há o Meditação Slow, grupo de meditação aberto à comunidade.

Sobre o Ensino Médio

​Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2021​, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.​​​