Memórias de uma história centenária

10/11/2020
Educação
Estudantes do 4º ano EF realizam resgate histórico sobre os 100 anos do Marista Champagnat

​​​​​2020 é um ano muito especial para nós, pois traz consigo a marca centenária do Marista Champagnat. São 100 anos dedicados à missão de educar bem para o bem, percorrendo diferentes caminhos com um único objetivo: preparar crianças e jovens que contribuam para uma sociedade mais humana, ética e justa.

Durante esse período, muitas pessoas passaram por aqui, histórias foram constituídas e passaram a fazer parte da nossa. Com o objetivo de compreender mais sobre esse século de missão em Porto Alegre, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental realizaram um sábado letivo dedicado aos estudos sobre o que compõem a nossa trajetória.

Guiados pelas professoras, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre o contexto social, econômico e histórico da nossa cidade durante os últimos 100 anos, estudaram sobre times da nossa região que, assim como o nosso Colégio, são centenários, e também descobriram curiosidades sobre uma cidade do Rio Grande do Sul que leva o nome de Centenário.

Para além desses assuntos, durante a aula online, as turmas tiveram a participação de convidados que também foram estudantes do Marista Champagnat. De acordo com as professoras, esse foi um momento de memória e relatos de vivências muito emocionantes. Os participantes compartilharam com os estudantes do 4º ano EF suas experiências, as mudanças e permanências do Colégio ao longo do tempo, e também imagens fotográficas que registram a época e os momentos vivenciados aqui. Todos os participantes da live eram familiares dos nossos estudantes.

Essa atividade, além de proporcionar novos conhecimento aos nossos estudantes, permite a interação com a nossa história e com os diferentes atores que fazem parte dela. Compreender o espaço em que estamos inseridos e estimular diferentes propostas de diálogo sobre o mesmo também faz parte do nosso dia a dia.

Nossa história

Inicialmente, o nosso Colégio era um lugar para a formação de Irmãos Maristas. Fundado em 17 de maio de 1920 e denominado Instituto Champagnat, nossa escola era a sede da Administração Provincial, mas também tinha como finalidade oferecer todas as etapas pelas quais os jovens passavam para chegarem a serem Irmãos Maristas (Juvenato, Postulado, Noviciado e o Escolasticado).

Em 26 de fevereiro de 1946, foi deferida pelo Presidente da República e pelo Ministério da Educação a autorização para instituir o Curso Ginasial no Instituto e passamos a ser chamados Colégio Champagnat. Os cursos Científico e Clássico eram frequentados por jovens Irmãos e por Juvenistas, candidatos a Irmãos Maristas.

Apenas 10 anos depois, em 1956, a nossa escola recebeu alunos externos da comunidade local. No ano em que abrimos as portas para toda a população estudantil, 1961, iniciamos uma parceria que até hoje gera muitos frutos e contribuições para o avanço do ensino. Devido à necessidade de espaço, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), iniciou a construção da Cidade Universitária nos terrenos do Instituto Champagnat.

Atualmente, com cerca de 1,2mil estudantes e 17 0 educadores, acreditamos que fazer escola como São Marcelino Champagnat sonhou, é acreditar no ensino como transformação social e educar por meio da evangelização, de maneira que seus valores sejam intrínsecos na vida de cada pessoa que passa pelo nosso Colégio. ​​