Ocorreu no mês de outubro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Mostra Marista de Arte e a Mostra Marista de Iniciação Científica, reunindo cerca de 4 mil pessoas que passaram pelo evento.
Nós, do Colégio Marista Champagnat, participamos e prestigiamos o evento com os nossos estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, reforçando a presença da pesquisa e da arte em nosso cotidiano.
O grupo de teatro do nosso colégio realizou a abertura da Mostra Marista de Arte, com a esquete intitulada “O mundo encantado de Lobato", revisitando a história do Sítio do Picapau amarelo. Além disso, tivemos apresentação da Orquestra Champagnat e a exposição dos trabalhos de arte dos nossos estudantes.
Em sua segunda edição, a Mostra Marista de Arte, que contou com mais de 400 projetos expostos, tem o objetivo de valorizar a criação artística desenvolvida pelos nossos estudantes. Trata-se de uma iniciativa que visa reconhecer as múltiplas manifestações culturais, promovendo um espaço de expressão e celebração da arte.
Na Mostra Marista de Iniciação Científica, fomos representados por seis grupos de estudantes, que apresentaram suas pesquisas desenvolvidas na iniciação científica do Colégio. As temáticas apresentadas pelos estudantes foram:
Desigualdade de gênero.
Soluções tecnológicas para estudantes do Ensino Médio gerenciarem e otimizarem o tempo de estudo.
Múltiplas faces: Borderline na sociedade atual.
Relação da composição química das bases com a saúde da pele.
Biodigestor anaeróbico.
A inteligência artificial e os seres humanos: produção artística.
Durante o encontro, foram mais de 90 trabalhos apresentados por estudantes dos Anos Finais ao Ensino Médio. A iniciação científica em nosso colégio busca evidenciar o prazer da descoberta e da experimentação que a construção de conhecimento científico pode proporcionar. Buscamos formar cidadãos críticos e questionadores, capazes de relacionar saberes e redescobrir a aplicação das teorias no cotidiano. É assim que envolvemos os nossos jovens na pesquisa científica, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem.