Nossas juventudes

26/01/2021
Nosso jeito de educar
No Marista Champagnat incentivamos nossos estudantes a serem protagonistas e desenvolverem sua autonomia desde cedo

​​​​​​​Foi o encontro com o jovem João Batista Montagne, rapaz que faleceu aos 16 anos, em 1816 na França, que motivou São Marcelino Champagnat a fundar o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, os Irmãos Maristas.​ Esse fato marcante na vida do nosso fundador motivou sua missão de evangelizar crianças e jovens através da educação.

Nossa instituição nasceu para e pelos jovens, por isso desenvolvemos projetos, ações e estratégias que contribuem para o protagonismo e autonomia dos estudantes. No Marista Champagnat, desde cedo os professores estimulam o diálogo entre os estudantes, incentivando a formação de opinião e o pensamento crítico.

Realizamos o projeto Representantes de Turma com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que prevê a escolha de um líder e vice-líder em cada turma, eleitos de forma democrática pelos próprios colegas, para representá-los ao longo do ano junto à equipe diretiva da escola.

Gerentes de Mobiliário é outro projeto desenvolvido no Marista Champagnat com vistas ao desenvolvimento da cidadania. Representantes dos Anos Finais e do Ensino Médio são responsáveis por auxiliarem o Colégio a preservar os mobiliários das salas de aula e reportarem necessidades de melhorias, ao longo do ano.

A construção de liderança também é estimulada através da participação em grupos, como o Grêmio Estudantil Champagnat (GEC), o Voluntariado e a Pastoral Juvenil Marista (PJM).​ O GEC, eleito e formado por nossos estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, representa os interesses dos colegas junto à Direção e comunidade escolar. Proporciona ações culturais, esportivas e de conscientização, além de organizar o Baile de Primavera, a Break Cup e recreios em datas comemorativas.

Nosso grupo de Voluntariado tem por objetivo ajudar na construção da cultura da solidariedade. Os estudantes que integram o grupo acreditam que podem construir uma sociedade onde os valores de respeito, cuidado e amor ao próximo são possíveis através de pequenas ações. Podem participar estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio.​

A PJM é um espaço de participação de adolescentes e jovens, a partir do 7º ano EF, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro, educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.​

Gabrielle Bittencourt Trindade presidente do GEC 2020 relata um pouco da sua experiência com o Marista Champagnat "sempre digo as pessoas quando elas me perguntam sobre o Colégio, que o Champagnat mudou a minha forma de enxergar o mundo, porque no meu ver o Colégio não forma apenas jovens com bagagem de conhecimentos preparatórios para passar em um vestibular, mas também para a vida no 'mundo real com pessoas reais', jovens que cuidam e apoiam uns aos outros".