O ano do Voluntariado

14/01/2019
Representações
Em 2018 o grupo de Voluntariado do Colégio aumentou e realizou diversas ações e atividades sociais.

​​

O voluntariado é uma oportunidade para aqueles estudantes, a partir do 9° ano EF, que desejam vivenciar uma experiência única e transformadora em suas vidas, se colocando à serviço do outro.

O ano de 2018 representou um ano de crescimento da atividade de voluntariado no Colégio com a criação de mais um grupo e ação em duas unidades sociais: a Escola Marista de Educação Infantil Tia Jussara na Ilha dos Marinheiros e no CEMASI – Centro Marista Santa Isabel na Vila Safira.

Com dois grupos de voluntariado e duas instituições a serem atendidas, dinamizamos os encontros promovendo formação e capacitação dos voluntários de acordo com as realidades das instituições atendidas pelos grupos. Também buscamos a integração entre os grupos criando uma identidade de unidade e fraternidade.  Durante o ano os grupos de voluntariado também realizaram ações na escola, buscando a promoção da cultura da solidariedade em outros jovens que ainda não integram o projeto.

Os estudantes voluntários do 9º ano EF atuaram na Escola Marista de Educação Infantil Tia Jussara. Lá auxiliaram as professoras, realizaram atividades lúdico pedagógicas, contação de histórias, entre outras. Nos momentos recreativos com as crianças, conduziram brincadeiras com muita criatividade e disposição.

Os estudantes voluntários do Ensino Médio atuaram no CEMASI, acompanhando e participando das atividades pedagógicas realizadas pelos educadores e também confraternizando nos momentos de recreação e lanche. Os estudantes interagiram com as crianças e adolescentes atendidos e os laços de amizade e afeto entre eles se fortaleceu a cada encontro. No último encontro entre os voluntários e as crianças e adolescentes, foi realizada uma tarde cultural e celebrativa.  Além de apresentações artísticas houve uma reflexão sobre o que significou este ano de encontro entre Colégio Marista Champagnat e Centro Marista Santa Isabel.

“Participar do Voluntariado representou um amor tão grande dentro de mim. Aprendi olhar para o mundo de um jeito diferente, me fez amadurecer como filha, irmã e amiga. Depois que eu entrei nesse grupo, percebi que coisas que são denominadas como “insignificantes" são tão impactantes na vida de certas pessoas. Não damos valor para muitas coisas que na vida são as mais importantes como o Amor e a Empatia. Brincar com as crianças não tem preço. É tão emocionante ver o sorriso delas, o carinho que elas nos dão. Também as reuniões junto com o grupo do voluntariado do Ensino Médio. Era uma oportunidade que tínhamos de nos conhecer melhor, como estávamos ali por uma só razão: distribuir o amor. " Destaca Renata Mallmann do Vale, estudante voluntária do 9º ano EF.​​