Navegar para Cima

Notícias

Aprendizagens na infância

01/07/2020
Educação
Estudantes da Educação Infantil exploram conhecimentos através do brincar

​​Quem lembra com carinho das brincadeiras realizadas no tempo de escola? Correr, explorar espaços, descobrir diferentes formas, tudo isso faz parte de um universo cheio de novos conhecimentos que o brincar nos permite. 

Na educação marista nós valorizamos essa prática e acreditamos no potencial que possui para o desenvolvimento dos nossos estudantes. A brincadeira é uma parte fundamental da aprendizagem das crianças, permite diversas formas de expressão, relação com o eu e com os outros, além de estabelecer o contato com novas experiências, oportunizando assim o protagonismo do seu desenvolvimento. 

Atualmente vivemos um período atípico, que nos impõem diferentes desafios e exige adaptações. Mas, para os estudantes do Nível 1 da Educação Infantil, o brincar também é possível através das aulas online. Mesmo que ocupem diferentes espaços, cada um da sua casa, as professoras elaboram atividades que permitem a vivência. 

Para trabalhar com a criatividade, imaginação, concentração e coordenação motora, os estudantes desenvolveram atividades com argila e massinha de modelar, o que permite a modelagem de diversas formas criadas na imaginação. Além disso, ainda criaram a sua própria argila caseira, misturando ingredientes, cores e observando as diferentes texturas que se compõem ao longo do processo. ​

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudante produzindo a sua massinha de modelar caseira 

No decorrer das aulas online, os estudantes também realizaram um projeto sobre a literatura infantil. Através da contação de histórias, que incentiva a curiosidade, exploração, encantamento, questionamentos e o conhecimento das crianças em relação ao mundo, nossos estudantes tiveram propostas lúdicas e didáticas, instigando-os a usarem a imaginação e criatividade. Criaram palitoches, cozinharam biscoitos em família para os personagens, escreveram cartas para os colegas, construíram vasos para plantação de temperos e flores, além, é claro, de muita dança e brincadeiras de estátua.​


Texto auxiliar da imagem

Palitoches criados após a contação de história​

​CONSTRUÇÃO DO SABER E MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Em nossa proposta pedagógica, a criança é o centro de todo o processo educativo. Para tanto, a elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a participação dos estudantes. Dessa forma, são desafiados a desenvolver o pensamento crítico, a partir de múltiplas formas de linguagens: escrita, matemática, plástica, tecnológica, gráfica, musical, entre outras.