No Colégio Marista Champagnat, os nossos estudantes são o centro para o desenvolvimento de todo o processo de aprendizagem, e a partir de múltiplas formas de linguagem, adquirem novos conhecimentos e habilidades sobre os mais variados assuntos.
Uma das linguagens trabalhadas com os nossos alunos é a matemática, e mesmo durante o contexto pandêmico, são exploradas formas lúdicas e prazerosas de interagir com novas descobertas. Através disso, os estudantes do Nível 2C da Educação Infantil criaram o jogo dos numerais.
Para participar da brincadeira, era necessário cada criança produzir as fichas do seu jogo, nas quais constavam os números de 1 a 11, e separar materiais que foram utilizados para representar a quantidade descrita na ficha.
Com um paredão de balões - que continham fichas numerais - estruturado na casa da professora, cada estudante escolhia a cor do balão que desejava estourar. Ao observarem o número apresentado, era necessário buscar a ficha igual a da professora e completar com o material separado (feijão, milho, palito de dente) a quantidade correspondente do numeral.
Através dessa experiência, utilizando materiais lúdicos para a aprendizagem, nossos estudantes puderam trabalhar o seu raciocínio lógico, desenvolver habilidades matemáticas e aprimorar seus conhecimentos sobre a ordem dos numerais.
Sobre a Educação infantil
Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos), cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.
Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.