O processo de transição para os Anos Finais

19/01/2021
Educação
Estudantes do 5º ano EF participam de aulas preparatórias para o novo ano letivo

​​Durante a primeira etapa escolar do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano EF), o desenvolvimento de nossos estudantes busca aprofundar a construção de valores e a compreensão do seu papel enquanto cidadãos. Com o foco na formação integral e o respeito pela individualidade de cada um, potencializamos espaços de integração e aprendizagem, com o propósito de oportunizar a aplicação do conhecimento em ações cotidianas.

Ao passar para os Anos Iniciais (6º ao 9º ano EF), esse processo dá continuidade, mas na busca de implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante e incentivem ainda mais o seu protagonismo.

Para marcar esse momento importante da vida escolar, nossos estudantes participam de um projeto de transição, afim de proporcionar um espaço de abordagem e esclarecimento de dúvidas sobre as mudanças que estão por vir, além de dialogar sobre temas pertinentes e experienciar aulas e conteúdos que serão trabalhados no próximo ano.  Dessa forma, os alunos participaram de aulas preparadas com muito carinho e acolhimento pelos professores do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de interagir com a nova fase de vida pela qual irão passar.

Para a estudante Monica Amaral de Souza, do 5º ano EF, a experiência com os professores dos Anos Finais foi muito positiva, pois aproxima-os dessa nova fase. “Acho que com esses professores, o 6º ano EF ano vai ficar cheio de aprendizados e estudos", conta com alegria e entusiasmo.

De acordo com o professor de Matemática, João Pedro Frare, que acompanhará os estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, foi um prazer produzir oficinas com os estudantes. “Acredito que eles vão se sentir mais seguros para o próximo ano, pois agora conhecem algumas referências e imagino que o “choque" da mudança – Anos Iniciais/Finais - seja mais sútil", relata.

Diferenciais dos Anos Finais

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O incentivo à pesquisa começa na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos. Na PUCRS, eles contam ainda com a possibilidade de vivenciar toda a estrutura do mundo acadêmico.

LIVING ENGLISH

Com um método de ensino baseado na habilidade de comunicação, as aulas de Língua Inglesa acontecem em ambientes diferenciados, com as turmas divididas em dois grupos, material didático especializado e um período virtual por semana. No encerramento do EF, os estudantes realizam o teste de proficiência do Toefl e recebem o certificado com o seu nível de domínio do idioma.

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Com essa metodologia, desenvolvemos o conteúdo de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). Os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.

VIAGENS CULTURAIS

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos e relacionar a aprendizagem de sala de aula ao cotidiano, nossas práticas pedagógicas contemplam viagens, guiadas pelos educadores, para diferentes capitais do Brasil. Além do exercício da autonomia e da investigação, as saídas de estudo proporcionam atividades culturais e visitas a locais históricos feitas por adesão das famílias.