Navegar para Cima

Notícias

O protagonismo em cena

24/07/2020
Nosso jeito de educar
Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental escreve texto sobre a importância do autoconhecimento e autodesenvolvimento

​​Vivemos um período que impõem diversos desafios e adaptações, mas que também nos proporciona inúmeras reflexões sobre o nosso fazer diário. No Marista Champagnat, adaptamos todas as nossas atividades para o modo virtual, mas seguimos incentivando e contribuindo para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes, onde cada um deles torna-se também protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor. 

A partir do estímulo ao desenvolvimento pessoal e reflexões proporcionadas durante as aulas online e encontros dos grupos representativos, a estudante Laura Fernandes, da turma 191 do Ensino Fundamental, desenvolveu um texto para falar sobre a importância do autoconhecimento e do autodesenvolvimento em meio à pandemia. 

Autoconhecimento e autodesenvolvimento 

Laura Fernandes 

Laura Fernandes.jpg

Este período de isolamento social proporcionou às pessoas reflexões sobre a importância do cuidado com a vida, família, amigos e com nós mesmos. Ponderar reflexões relacionadas ao autoconhecimento, autonomia e autodesenvolvimento, se tornou algo essencial para nossa formação como indivíduos na sociedade. Mas porque é importante pensarmos nestas questões?  

O autoconhecimento, nos oferece uma oportunidade de pararmos para pensar e entender quem somos, como lidamos com situações estressantes e emoções variadas, que refletem em nossas interações com pessoas e com o mundo. Ter o conhecimento disso, ajuda em nosso bem-estar, auxilia a saber o que precisamos melhorar de maneira individual e assim potencializarmos a melhor versão de nós mesmos. 

Autodesenvolvimento para mim é uma sapiência humana, assumirmos a responsabilidade sob nosso próprio processo interno evolutivo requer muita autonomia e protagonismo. Nos autodesenvolver é mostrarmos o cuidado e o amor próprio que temos, pois nos impulsionamos a uma ação ou decisão que acreditamos ser a melhor. Autodesenvolvimento é também inteligência emocional pois é uma habilidade que desenvolvemos para interpretarmos nossas emoções e convivermos com elas em harmonia.  

Portanto, após essa síntese destes pensamentos, observamos que autoconhecimento, autodesenvolvimento e inclusive a autonomia, são capacidades positivas que podemos adquirir e que nos auxilia, dentre outras coisas, a realizarmos nosso plano de vida. Para planejarmos a vida pessoal, familiar, financeira e social requer muito conhecimento e vontade própria e, com isso, atribuímos sentido para desfrutarmos ou melhorar algo em nossas vidas.

Esse foi o texto redigido por Laura Fernandes, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat. 

botao.png