O protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio

07/02/2022
Nosso jeito de educar
Os Percursos Investigativos Optativos são um diferencial do Novo Ensino Médio. Leia a matéria para saber os detalhes dessa proposta

Os Percursos Investigativos Optativos são um diferencial do Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. Ao longo dos três anos, o estudante poderá participar de diferentes projetos com foco em pesquisa e intervenção social.

O que são os Percursos Investigativos Optativos?

Os Percursos Investigativos são organizados em unidades curriculares de menor duração. As atividades contemplam até quatro períodos por semana, em turmas não seriadas. Ou seja: jovens de 1º, 2º e 3º anos poderão participar juntos dos mesmos projetos.

O objetivo é desenvolver habilidades investigativas, além de propor soluções aos desafios da sociedade. Para tanto, os estudantes conduzirão, práticas de pesquisa, investigação, prototipagens, produtos e processos criativos de impacto.

As atividades seguirão um modelo híbrido. Em paralelo aos encontros presenciais no colégio, haverá conteúdo on-line, como vídeos, podcasts, fóruns e outros recursos interativos.

Como a duração desses projetos é de um ano, o jovem ingressará em diferentes Percursos Investigativos ao longo da jornada no Ensino Médio, podendo desenvolver e aprofundar vários talentos. Isso significa que construiremos uma trajetória educacional inédita, alinhada ao projeto de vida de cada indivíduo e conectada às realidades das juventudes contemporâneas.

Quais Percursos Investigativos o estudante poderá escolher?

A Rede Marista definiu linhas formativas para orientar a elaboração dos Percursos Investigativos Optativos. No Marista Champagnat serão cinco opções. Veja:

Ciências da Saúde e da Vida

Essa linha formativa abrange conhecimentos técnico-científicos relativos às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. O estudante desenvolverá habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico. As unidades curriculares que compõem esse núcleo são:

•  Perspectivas históricas de atenção e cuidado;

•  Medicamentos: da descoberta e síntese inicial à farmacologia na atualidade;

•  Fatores de risco à saúde humana;

•  O desafio das doenças degenerativas.​​

Contextos e Movimentos do Século XXI

Os conceitos e processos abordados estarão relacionados à cultura, à política, à economia e à sociedade na atualidade. Por meio dos projetos, diferentes cenários serão problematizados, com o intuito de identificar soluções e de refletir sobre o cotidiano social. Confira as unidades curriculares:

•  Protagonismo Juvenil no Século XXI;

•  Mídia, informação e conhecimento na atualidade;

•  Mundo contemporâneo: Educação Política, Geopolítica e possibilidades de intervenção;

•  Sustentabilidade e o mundo do amanhã.

Cultura Digital ​

Aborda a relação entre a humanidade e as tecnologias digitais, discutindo e problematizando a construção de uma nova cultura: a cibercultura. Conceitos como comunicação, identidade, dados, informação, privacidade e design serão desenvolvidos a partir de projetos e prototipações inovadoras. Unidades curriculares:

•  Qual é a minha rede? Novas formas de sociabilidade a partir dos meios digitais;

•  Dados pessoais, deveres e direitos no mundo virtual;

•  Cultura Digital e mercado de trabalho;

•  A Cultura Digital enquanto elemento de produção de conteúdos e difusão de informações.

Educação Financeira

Essa linha formativa abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras. Conheça as unidades curriculares desse núcleo:

•  Fundamentos Básicos da Matemática Financeira I: Autogestão financeira;

•  Fundamentos Básicos da Matemática Financeira II: Rendimentos e organização financeira;

•  Estrutura monetária e investimentos;

•  Empreendedorismo.

Processos Criativos em Múltiplas Linguagens

Os estudantes aprofundarão conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias. Por meio de processos e produtos criativos, buscarão análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade. As unidades curriculares são as seguintes:

•  As múltiplas linguagens e a Arte Contemporânea;

•  Literatura e visibilidade: o diálogo com as múltiplas linguagens;

•  Identidade e Cultura;

•  Processo Criativo: memória, imagem e autoria.