O que sabemos sobre a nossa cidade?

05/01/2021
Estudantes do 3º ano EF realizam projeto para conhecer mais sobre Porto Alegre

​​Fundada em 26 de março de 1772, Porto Alegre é a cidade que chamamos de nossa casa. Mas, de onde surgiu esse nome? Quem foram os primeiros povos a habitar a capital? O que compõem essa cidade que no ano de 2021 completa os seus 249 anos? O que podemos fazer para contribuir com o nosso local?

Esses são alguns dos questionamentos que permeiam a construção do projeto do 3º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat. Porto Alegre, aprender, sentir e repensar. A partir de estudos e pesquisas desenvolvidas durante as aulas, sob a condução das professoras, os estudantes, como protagonistas do seu saber, aprimoram os seus conhecimentos sobre a nossa cidade, desde a sua fundação.

Para auxiliar no processo, uma das literaturas utilizadas durante o ano letivo é do escritor e ilustrador Pedro Leite. O autor descreve em seu livro Sofia e Otto conhecendo Porto Alegre a história de duas crianças que passam a descobrir coisas incríveis sobre a história da nossa cidade e seus pontos turísticos. Além de realizar a leitura da obra, os alunos do 3º ano EF ainda participaram de bate-papos virtuais com Pedro Leite, podendo assim sanar dúvidas e curiosidades sobre a capital dos gaúchos.

Como encerramento do projeto, cada estudante recebeu, mediante sorteio, um ponto turístico para pesquisar, apresentar para a turma e após, construir em família uma maquete que representasse o mesmo.

De acordo com as professoras das turmas, “com a construção de uma maquete despertamos nas crianças o gosto pelo lúdico, uma vez que foram utilizados materiais recicláveis para sua confecção. Com muita criatividade e imaginação, os estudantes mostraram locais da cidade que são de todos", destacam. Além disso, durante o processo criativo e operacional, os alunos passam a observar a realidade que os rodeia, além de estabelecer relações de forma, tamanho, peso, volume e textura.

Por fim, durante um aulão coletivo e em família, os estudantes realizaram passeios virtuais compostos por vídeos elaborados pelas professoras e imagens das maquetes de cada um. Nesse esse encontro, os alunos também contaram com a participação do autor Pedro Leite e realizaram um jogo de desafios sobre Porto Alegre.​