Navegar para Cima

Notícias

O Natal da Educação Infantil

17/12/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes dos Níveis 1 e 2 da Educação Infantil realizam espetáculo de Natal que marca o encerramento do ano letivo

​​​​​​Para os nossos estudantes da Educação Infantil, o ano foi repleto de novas aprendizagens, diversão e integração. Para alguns, processo de conhecer um novo ambiente escolar, novos colegas, para outros, o início de novos desafios. 

Nesta primeira etapa da vida escolar, a criança desenvolve suas principais relações com o mundo, estimulada pelo ambiente e pelas pessoas próximas. Aqui no Colégio Marista Champagnat, o estudante é visto como agente de sua aprendizagem e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, 
empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas, além de trabalhar em equipe. 

E foi através desse protagonismo trabalhado e adquirido durante o ano de 2019, que nossos estudantes do Nível 1 e Nível 2 da Educação Infantil se apresentaram no seu encerramento do ano letivo. Através de muitas pesquisas e atividades lúdicas, os estudantes tiveram contato sore a história do Natal de diferentes países, compondo assim o espetáculo de Natal da Educação Infantil. Pais, amigos e familiares estiveram reunidos em nosso Colégio para apreciar a apresentação artística realizada pelos estudantes e após, acompanhar a entrega de pareceres do ano. 
Em nossa proposta pedagógica, a criança é o centro de todo o processo educativo. Para tanto, a elaboração das atividades e dos projetos desenvolvidos durante o ano letivo envolvem a escuta e a participação dos estudantes. Dessa forma, são desafiados a desenvolver o pensamento crítico, a partir de múltiplas formas de linguagens: escrita, matemática, plástica, tecnológica, gráfica, musical, entre outras.

A partir desses projetos e atividades, a avaliação dos nossos estudantes ocorre diariamente, através da observação e acompanhamento da professora. São realizados registros contínuos da evolução das diferentes etapas do processo de construção e conhecimentos. O resultado avaliativo é expresso através de Parecer Descritivo semestral que contempla as aprendizagens significativas dos estudantes, sua interação e construção de novos conhecimentos. 

Sobre a Educação Infantil


Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacionam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.

botao_site.png