Navegar para Cima

Notícias

Os empreendedores do 5º ano EF

22/09/2020
Educação
Estudantes abrem uma pizzaria fictícia e desenvolvem habilidades em diferentes áreas do conhecimento

No processo de aprendizagem do Marista Champagnat, acreditamos no desenvolvimento da formação integral dos estudantes, permitindo a eles, mediante um ensino dinâmico e criativo, a conexão entre conhecimentos, pesquisas e o entendimento de mundo. 

Foi através dessa dinâmica de ensino que surgiu o projeto das pizzarias do 5º ano do Ensino Fundamental, onde através de pesquisas e explicações das professoras, cada aluno desenvolveu o seu próprio empreendimento, permeando sob a perspectiva das mais variadas áreas do conhecimento. 

Inicialmente, nossos estudantes tiveram contato com a história da pizza, onde surgiu, como era feita e os caminhos que percorreu até chegar na cidade de Etrúria, na Itália. Após saber um pouco mais sobre como teve origem a matéria do seu futuro negócio, os alunos iniciaram o processo criativo para a abertura do estabelecimento. Foi necessário pensar em um nome para a pizzaria, logomarca, projetar o cardápio e organizar os preços.  

Ao chegar na parte dos valores, as turmas do 5º ano EF, durante as aulas online, focaram os seus conhecimentos em temas como empreendedorismo e educação financeira, sob a perspectiva do custo e do lucro. Além disso, foi necessário realizar uma pesquisa dos ingredientes utilizados e o preço unitário de cada um deles, para assim estruturar o preço final de cada pizza. 

Durante o planejamento do novo empreendimento, foram abordados também conhecimentos sobre frações e decimais, possibilitando comercializar fatias de pizza individual. Todo esse processo aproxima os nossos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da realidade, desenvolvendo novos conhecimentos através de práticas divertidas. 

Ao final de toda a simulação para o lançamento das pizzarias, os estudantes ainda testaram as suas habilidades na cozinha. Cada um escolheu o seu sabor de pizza preferido para um momento divertido de culinária online

​​ Texto auxiliar da imagem Momento do lanche coletivo virtual


De acordo com as professoras, “ foi um momento que despertou muito interesse dos nossos estudantes. Eles se dedicaram muito nas suas construções artísticas com suas pizzarias fictícias e com suas deliciosas pizzas reais, em uma tarde bem especial”.