Os jovens de Champagnat

18/03/2021
Estudantes do grupo de Voluntariado e PJM iniciam as atividades de 2021

​O mês de março marcou o início da atuação dos grupos de Voluntariado e Pastoral Juvenil Marista (PJM) no ano de 2021. Através das telas dos aparelhos tecnológicos, estudantes se (re)encontraram, nos dias 12 e 13/3, para compartilhar histórias e planejar o ano que se inicia.

Como uma escola em pastoral, além de oferecer uma educação de qualidade, voltamos o nosso olhar paras as dimensões humana e espiritual, incentivando crianças e jovens ao protagonismo, dentro de um ambiente escolar fraterno, acolhedor e de partilha da vida.

Considerando o atual contexto de pandemia, as atividades estão sendo realizadas no formato online, e durante o primeiro encontro, os participantes conheceram a dinâmica dos grupos, a proposta para 2021, além de celebrar a história e atuação dos jovens até aqui.

Para o Coordenador de Pastoral Escolar do Marista Champagnat, Anderson Pellisoli de Oliveira, “com o reencontro do Voluntariado e PJM, podemos sentir vivo o desejo do estar juntos na alegria da vida e da partilha dela em grupo (s). Além disso, os depoimentos reforçaram os desejos de contribuir com o mundo, buscando propostas de viver a solidariedade, aprendendo novas formas de contribuir, como também fazendo memória e pedindo nova passagem por espaços sagrados de atuação, onde recebemos muito mais do que ofertamos".

A empatia, solidariedade e o carisma marista são valores aliados ao fazer diário dos integrantes do Voluntariado e PJM, independente da atuação ser presencial ou virtual, e com base nisso, a estudante Juliana Rosales Dorneles, da turma 191 EF, conta o que deseja para esse ano: “Eu espero poder passar conhecimento, amor, carinho, afeto, assim como receber, ajudar ao próximo mesmo que distante, poder mostrar para as pessoas e comunidade que há pessoas que se importam e estão ali para ajudar".

Sobre o Voluntariado e a PJM

Pastoral Juvenil Marista (PJM): a Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço de participação de adolescentes e jovens, a partir do 7º ano EF, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Voluntariado Marista: nosso grupo de Voluntariado tem por objetivo ajudar na construção da cultura da solidariedade. Os estudantes que integram o grupo acreditam que podem construir uma sociedade onde os valores de respeito, cuidado e amor ao próximo são possíveis através de pequenas ações. Podem participar estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio.​