Um dos grandes desafios desse período que estamos vivendo é nos mantermos próximos. Hoje, o Marista Champagnat está presente na casa de cada educador e estudante, o que nos fez readaptar e planejar novas formas de ensino.
Durante a primeira fase escolar, acreditamos na importância de cada detalhe para a construção de repertório e significados, o que contribui também para o cuidado e o desenvolvimento integral dos estudantes. Dessa forma, as professoras do Nível 3 da Educação Infantil desenvolveram um planejamento das aulas remotas que está relacionado com momentos e ações vivenciadas também no ensino presencial.
Uma das atividades realizadas pelos nossos estudantes do N3 foi a construção do alfabeto e de cartelas com os números, com o objetivo de garantir aos estudantes a apropriação desses conteúdos. A elaboração da atividade foi realizada através de materiais disponíveis na casa dos estudantes e os números resultaram também na confecção de uma máquina de somar.
A realização dessas tarefas, que estimula o contato dos estudantes com as múltiplas formas de linguagem, auxilia no desenvolvimento de novos conhecimentos e também na construção de um pensamento crítico.
Além disso, durante a realização das aulas online, também é preciso propiciar um ambiente de conforto e aproximação, assim como ocorre no ensino presencial. Dessa forma, os estudantes do Nível 3 da Educação Infantil passaram a realizar a hora do intervalo juntos. Além da possibilidade de compartilhar histórias, sentimentos, regatar momentos vividos no Colégio e descobertas da quarentena, em um dos encontros os estudantes elegeram quais os seus brinquedos favoritos, e mesmo distantes, compartilharam as suas brincadeiras com os colegas. Nesse dia também foi realizado um lanche coletivo, no qual cada estudante montou o seu sanduíche para degustar com os colegas.
Além de realizarem um momento divertido em conjunto, a atividade também incentivou a prática e o consumo de alimentos saudáveis.