Papo Sério sobre a preparação após a educação básica

20/05/2022
Preparação para o futuro
Grêmio Estudantil proporciona conversa sobre o futuro com ex-alunos

​​

O fim do Ensino Médio é um período repleto de inseguranças e incertezas. Os jovens se encontram em um momento da vida em que precisam escolher qual o próximo passo e o sentimento de que essa escolha será definitiva é inevitável. Mas o Grêmio Estudantil do Colégio Marista Champagnat pensou em um evento para acalmar e guiar nossos terceiranistas. O Papo Sério já é tradicional por aqui, na atividade foram convidados cinco ex-alunos do Colégio em diferentes fases da vida e carreiras. Eles contaram as suas histórias e deixaram os seus conselhos e dicas para os estudantes.

A roda de conversa girou em torno da importância da comunicação entre jovens e responsáveis nesse momento, para que as expectativas dos pais estejam alinhadas com as dos estudantes. E um dos principais tópicos comentados foi a pressão que é feita para que a escolha da futura profissão seja certeira. “Não se cobrem tanto por cometer erros", concluiu o grupo.

Já os estudantes, que estavam na plateia com os ouvidos atentos em cada frase, ficaram aliviados com as falas que ouviram. O mais importante para Manuela, terceiranista, foi ter exemplos de pessoas com experiências parecidas. “Foi muito bom poder ouvir certas coisas deles e entender que a gente não precisa de pressa e que tudo vai acontecer em seu tempo. Isso com certeza me acalmou e meus colegas também. Foi uma experiência muito mais importante que eu imaginava", explica.

O Papo Sério ocorre durante todo o ano com diferentes formatos e temas, desenvolvido pelo Grêmio Estudantil com o objetivo de representar o anseio dos estudantes sobre temas que compõem a pauta do cidadão atual. A ideia é oportunizar espaços e momentos de diálogo que contribuam para a formação integral do estudante. ​