Navegar para Cima

Notícias

Patrimônio Cultural

27/11/2019
Educação
1º ano do Ensino Médio realiza feira cultural sobre festas populares brasileiras, hispânicas e inglesas

​​​​​​​​​​​A cultura de um povo é composta por seus costumes, conhecimentos, artes e crenças. As festas populares​ são eventos que envolvem muitas pessoas e carregam uma bagagem histórica e social importante para a sociedade na qual são realizadas.

Qual a origem e importância das festas populares da cultura brasileira​, inglesa e espanhola?

Essa foi a situação-problema proposta pela sequência didática de Linguagens do 1º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat, projeto interdisciplinar que relaciona os conhecimentos das disciplinas de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Literatura.

Os estudantes do Marista Champagnat foram divididos em grupos e receberam uma cultura específica para pesquisar. Os estudantes que ficaram com os países falantes de língua portuguesa aprofundaram os conhecimentos das festas realizadas no Brasil, como o Festival de Parintins do Amazonas, Festa do Bonfim da Bahia e Carnaval. Os grupos relacionaram as festas realizadas no Brasil com as de outros países que falam a mesma língua.

Os grupos que pesquisaram a cultura dos países falantes de língua inglesa pesquisaram a origem e significado das festas de 4 de Julho, Thanksgiving e Halloween. E os estudantes que receberam como temática a cultura hispânica exploraram os aspectos históricos e sociais das festas populares Día de los Muertos, Fiesta Nacional de La Pachamama e Fiesta de San Fermín.

A partir das pesquisas realizadas e os conhecimentos adquiridos, nossos estudantes do Ensino Médio organizaram uma feira cultural, contemplando a produção de um cartaz publicitário fictício da festa popular escolhida, mostra culinária, musical, de objetos e adereços. Os grupos também realizaram uma apresentação de dança.​

Os estudantes de outras turmas do Marista Champagnat visitaram a feira cultural e prestigiaram a apresentação dos grupos.  ​

Com essa sequência didática, os estudantes puderam desenvolver o respeito para com as diversas formas de linguagem e variedades linguísticas; preservar as manifestações utilizadas por diferentes grupos sociais; compreender os costumes dos diferentes povos falantes de língua portuguesa, inglesa e espanhola; perceber os aspectos históricos, culturais e sociais das práticas corporais; e refletir sobre a arte como manifestação cultural.​

Confira mais fotos na galeria abaixo.

Sobre o Ensino Médio

Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2020​, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.​​​​

botao_site.png