No sábado, 23 de outubro, nossos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental lançaram o seu livro Era Uma Vez, Pequenos Escritores Fazendo História. Em formato de drive-in, em frente ao colégio, o lançamento deu início a programação da Feira do Livro 2021 do Marista Champagnat.
Ao longo dos últimos meses, as turmas do 2º ano EF realizaram um projeto interdisciplinar embasado na problemática de como posso ser protagonista na história do lugar que vivo? A partir dessa pergunta, cada estudante passou a se analisar enquanto protagonista da realidade em que vive e observou sobre seu dia a dia e suas ações, embasado nas quatro grandes áreas do conhecimento - Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Códigos e Linguagens e matemática. Além disso, refletiram sobre os seguintes questionamentos:
Quem sou eu?
Quais podem ser as fontes históricas que revelam minha vida?
Quais são minhas habilidades naturais?
Como eu posso contribuir para a sociedade utilizando minhas habilidades naturais?
Como posso agir de forma sustentável, para contribuir com a preservação do meio ambiente?
De que forma posso expressar minha história e memórias?
Como fazer uma autobiografia?
Como posso descobrir minha existência no mundo, através da leitura multimodal do próprio mundo?
Como utilizar e/ou criar tecnologia para resolver problemas matemáticos?
A produção do livro, no estilo de autobiografia, foi a culminação desses meses de estudos, e reúne histórias produzidas por cada um dos estudantes de forma crítica e pessoal, respondendo filosoficamente à pergunta do projeto. Ao final de cada texto, foi sugerido que escrevessem como se imaginam seu futuro. A produção também traz um autorretrato criado por cada um dos escritores, a partir do modo como se enxergam na realidade em que vivem, deixando a obra única, e valoriza a individualidade de cada criança.
Abaixo, compartilhamos a Apresentação do livro, tão carinhosamente escrito pelas professoras Cláudia Bernardes (121), Raissa Ruggeri (122), Clause Pavan (123), Edimara Heis (124) e Sophia de Oliveira (125), que concretizaram esse projeto com seus estudantes:
A Educação é uma potente forma de transformar o mundo, pois ela, se imbuída de legítimos valores e princípios, forma seres humanos comprometidos consigo e com a sociedade. Assim, alicerçado no princípio de que o currículo escolar é vivo e que precisa buscar no contexto seu significado, incentivamos os estudantes a serem protagonistas no processo de aprendizagem, proporcionando que eles entendam que, mais do que saber decodificar códigos e registrar palavras, ler e escrever traz liberdade e autonomia, pois esse ato abre horizontes, amplia possibilidades e enriquece a caminhada. Direcionando nosso olhar para o segundo ano do Ensino fundamental, etapa escolar de consolidação da alfabetização, convidamos nossos estudantes para escreverem sobre si mesmos, porque isso é tão profundo e dialético (relação entre o mundo e o homem) que é capaz de abranger os eixos de existência e sucesso para o século XXI. Mergulhamos, educadoras e estudantes, no reconhecimento da identidade pessoal, nos problemas sociais vivenciados na rotina diária e, principalmente, na solução desses problemas, assegurando o desenvolvimento do pensamento crítico para que eles se vejam como sujeitos ativos nesse processo.
Sobre os Anos Iniciais
É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.
Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.