Navegar para Cima

Notícias

PESQUISA E RECONHECIMENTO: DESTAQUES CHAMPAGNAT 2021

10/12/2021
Iniciação Científica
Estudantes que participaram do Projeto de Iniciação Científica recebem certificação

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O reconhecimento pelos esforços dos nossos estudantes é essencial para o desenvolvimento de futuros pesquisadores. Com isso em mente, o Colégio Marista Champagnat realizou na semana passada, dia 9/12, a entrega de medalhas e certificados para estudantes que participaram de Salões e Mostras Científicas ao longo do ano.  

No Colégio, a iniciação científica faz parte da rotina escolar desde a Educação Infantil. Incentivar os jovens a serem curiosos e desenvolverem suas próprias pesquisas é muito importante. A partir do 6º ano do Ensino Fundamental, nossos estudantes desenvolvem o Projeto de Iniciação Científica (PIC), que propõe a investigação de um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica.

Desde o momento de decisão sobre qual será o objeto de estudo até a apresentação dos resumos finais, os grupos são estimulados a construírem conhecimentos a partir da curiosidade, das problematizações, das argumentações, do aprofundamento prático e teórico, da coleta de dados e, da escrita e composição das descobertas.

Ao longo do ano letivo são contempladas etapas importantes. Os estudantes participam de encontros com os professores orientadores para definição do tema, linhas de pesquisa, metodologia e leituras necessárias. Também são realizadas bancas de defesas, onde cada grupo apresenta a sua proposta, seus objetivos e argumentos.

​Confira na galeria de fotos os projetos premiados.