Pintura e movimento

21/09/2021
Nosso jeito de educar
Estudantes do Nível 1 da Educação Infantil do Marista Champagnat experimentam a pintura sob diferentes perspectivas e movimentos

​​Será que lugar de desenhar é somente na mesa? Foi motivado por essa curiosidade que os estudantes do Nível 1 da Educação Infantil do Marista Champagnat resolveram fazer uma experiência: pintar em diferentes locais e sob diferentes perspectivas.

A proposta possibilitou a produção de grafismos por meio de movimentos e brincadeiras corporais. Folhas que cobriam parte da extensão do chão utilizadas como pincel, giz carvão, tintas diversas, lápis e objetos motivadores como skate, rede que balança, panos coloridos e bolas foram utilizados para criar os desenhos.

“O que eu mais gostei foi de desenhar deitada", comenta a pequena Clara, do N1A.

O principal objetivo da atividade foi de refletir sobre as relações entre o movimento e os sinais gráficos, colocando em prática não só a linguagem visual, mas também a corporal, permitindo que as crianças trilhassem um percurso de exploração, experimentação e descobertas.

“Aprendemos um com o outro. Cada estudante percebeu seu corpo no que viu, sentiu e explorou. Um corpo que dançou e desenhou", comenta a professora da Educação Infantil, Milena Berton.

As Diretrizes da Educação Infantil Marista (p. 101) destacam que atividades como a realizada pelo Nível 1, possibilitam que as crianças traduzam, plasticamente, através da ação corporal, suas experiências visuais. Envolver a arte no ambiente escolar é tarefa primordial, que aponta possibilidades de expressar o modo de ser e estar no mundo, especialmente nesta fase em que os estudantes apresentam muitas curiosidades e imaginações.

Os estudantes da Educação Infantil do Marista Champagnat contam, ainda, com um grande diferencial que é ter um espaço amplo e ao ar livre exclusivo para que possam explorar e realizar suas atividades de experimentação.

A experiencia, intitulada Dançar, Voar e Pintar, também será apresentada na Mostra de Iniciação Científica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Marista Champagnat, que acontecerá no dia 2/10, de forma online.

Sobre a Educação Infantil

Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 5 anos) , cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solid ariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacio nam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.

Em 2022 , seguiremos realizando atividades que potencializem ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar. ​

BOTÃO.png