Navegar para Cima

Notícias

Protagonismo Juvenil

04/01/2019
Liderança
Grupos da Pastoral Juvenil Marista e do Voluntariado encerram suas atividades e celebram o ano de 2018.

​Em dezembro realizamos o encerramento das atividades do ano de 2018 dos nossos grupos da Pastoral Juvenil Marista e Voluntariado com o objetivo de celebrar e avaliar o ano.

Para tornar o momento mais significativo, o Serviço de Pastoral Escolar promoveu aos jovens um passeio para a fazenda de turismo ecológico, Quinta da Estância, um espaço em que os grupos puderam se conectar com a natureza, o outro e com o seu interior.

IMG-20190104-WA0007.jpgGrupos reunidos para confraternizar e celebrar o ano

Através de atividades propostas pelos monitores da fazenda, trabalhamos aspectos de integração e convivência entre os estudantes e o meio ambiente. Durante o dia o espirito de fraternidade e família esteve presente em todos os momentos. As atividades favoreceram o diálogo, o cuidado com o outro, a diversão e aspectos da espiritualidade marista. Ao final do encontro nossos jovens foram reunidos, formando uma grande roda, e conduzidos pela Natália Carvalho Pilar, animadora da PJM, refletiram sobre as experiências vividas no ano. “ Cada ano são novas vivências, novos sentidos; cada ano é um ciclo. O encerramento do ciclo desse ano na Quinta da Estância foi leve e carregado de sorrisos, como precisava ser. O contato com a natureza foi essencial; a fuga do ambiente comum do dia a dia aguçou o sentimento de serenidade. Depois de um ano corrido e cheio de mudanças, acredito que esse momento renovou a energia da PJM Champagnat, nos fazendo perceber que, apesar de todos os obstáculos, temos muito mais a agradecer. " relata a animadora de um nossos grupos de PJM, Natália Carvalho Pilar. 

IMG-20190104-WA0015.jpgReflexão e partilha entre os jovens

Os agentes de pastoral, Éder e Natália, que acompanharam os grupos durante todo o ano, fizeram um agradecimento especial aos estudantes e desejaram que o próximo ano continue sendo de aprendizado e comprometimento com a civilização do amor.

“É lindo ver no rosto das juventudes a alegria de fazer parte da PJM, a busca e a dedicação pela civilização do amor. As juventudes para mim são fontes de inspiração, são exemplos vivos do Evangelho de Jesus Cristo, vivendo com intensidade cada momento, lutando por um mundo de justiça e de paz, transformando o mundo em seus pequenos atos, sendo seres críticos e com o coração cheio de amor e alegria. Este ano foi de mudanças e desafios para PJM Champagnat, mas principalmente de muita aprendizagem, as trocas de experiências e vivencias nos tornou melhores, mais empáticos com o outro e com o mundo. O nosso encerramento foi a culminância de tudo que vivemos durante o ano com desafios, risos, acertos e a experiência de estar e conviver com o diferente. “ relata Natália Caroline Santos Rosa, agente de Pastoral do Colégio e Assessora da PJM.

Eder de Oliveira, agente de Pastoral destaca: “Nossos grupos de Voluntariado souberam traduzir, na prática, o que queremos como cristãos: um mundo fraterno em que vivamos como irmãos, ajudando uns aos outros, amando uns aos outros. Fica o desejo para que em 2019 possamos avançar na construção da cultura da solidariedade e que mais pessoas se engajem nesta causa. "​​