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Poetry Slam

10/09/2019
Educação
Conteúdos de sociologia são trabalhados em batalha de poesias com estudantes do 3º ano do Ensino Médio

A partir dos conteúdos de sociologia, que falam sobre juventudes, e das considerações feitas a partir da leitura do livro “Qual é o sentido? Reflexões sobre o sentido da vida a partir de Viktor Frankl" de Luciano Marques de Jesus, nossos estudantes do 3º ano do Ensino Médio realizaram um evento de Poetry Slam.

Os Poetry Slams são eventos de competição artística onde poetas apresentam suas poesias a uma audiência e um júri. Esse movimento surgiu com o objetivo de tornar a poesia mais acessível a todos, passando pelas bibliotecas, universidades até as ruas. No Brasil, a prática surgiu a partir dos anos 2000, influenciados pela cultura de rua, do hip-hop e também pela cultura juvenil. Atualmente, podemos citar como exemplo o Slam da Guilhermina, que ocorre na cidade de São Paulo e o Slam Peleia, em Porto Alegre.

Para o professor Eduardo Hernandes, o trabalho desenvolvido foi muito positivo “a partir das reflexões propostas estes (os estudantes) puderam expressar suas demandas e questões pessoais. Destaco ainda a pertinência da escolha da área de Ciências Humanas de propor reflexões sobre qual o sentido da vida junto a estudantes que estão em um momento de escolhas e transição em suas vidas". ​

A atividade proposta faz parte da sequência didática de Ciências Humanas desenvolvida no 2º trimestre pelos componentes curriculares ​de Ensino Religioso, Filosofia, Geografia, História e Sociologia​. Dentre os conteúdos trabalhados, o projeto interdisciplinar abordou também a II Guerra Mundial, Holocausto, a busca religiosa como resposta às experiências de dor e sofrimento, o sentido da vida e a participação dos jovens e seu protagonismo na sociedade.​​ 


Sobre a sequência didática

Com essa metodologia, desenvolvemos o conteúdo de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). Os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​


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