Já imaginou aprender mecânica newtoniana, estática dos sólidos e geometria plana e espacial através da construção de uma ponte de macarrão?
Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat testaram seus conhecimentos dos componentes curriculares de física e matemática com esse experimento científico e divertido.
Nossos estudantes foram desafiados a associar os conteúdos trabalhados em sala de aula com a elaboração de uma planta da ponte, a partir dos softwares de matemática geogebra ou tinkercad. Após a construção da planta, os estudantes do Ensino Médio produziram uma ponte, utilizando apenas massa e cola.
Uma ponte de macarrão é uma maquete de ponte feita de massa tipo espaguete, alimento cilíndrico, compacto, longo e fino, diferenciado entre os vários tipos por causa de seu diâmetro específico. Para a estrutura e estabilidade da ponte, os grupos tiveram que aplicar conceitos de física, como equilíbrio de translação e rotação, e fazer uso de treliças, estrutura composta por cinco ou mais unidades triangulares construídas com elementos retos cujas extremidades são ligadas em pontos conhecidos como nós.
Pontes de macarrão são construídas com o intuito de levar seus executores à experimentação prática de conhecimentos obtidos em sala de aula. Universidades espalhadas por todo o mundo organizam competições envolvendo pontes de macarrão, onde o objetivo é normalmente construir uma ponte sobre um vão específico, capaz de sustentar a aplicação de uma carga determinada. Nessas competições, a ponte que sustenta maior carga por um período de tempo pré-determinado é a vencedora.
Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Marista Champagnat toparam o desafio de testar suas pontes, sujeitando-as ao aumento gradativo de carga na parte central do vão. O exercício pretendeu testar a resistência das estruturas com o acréscimo de peso até o limite.
Sobre o Ensino Médio
Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.
Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.
Para tanto, em 2020, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.