Navegar para Cima

Notícias

Por uma sociedade mais fraterna

13/12/2019
Nosso jeito de educar
9º ano do Ensino Fundamental realiza exposição de trabalhos sobre igualdade, liberdade e respeito ao próximo

​A educação do Marista Champagnat busca contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes nas salas de aulas e nos demais ambiente educativos. Aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humanos-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat realizaram uma exposição de trabalhos em prol da igualdade, liberdade, dignidade e respeito ao próximo. A partir da análise do quadro Guernica de Pablo Picasso, obra de 1937 que retrata a destruição quase completa da cidade durante a Guerra Civil Espanhola, os estudantes refletiram sobre os conflitos causados pelos seres humanos ao longo da história.

A atividade foi proposta pelo componente curricular de Ensino Religioso e teve como objetivos compreender o diálogo inter-religioso como instrumento para a construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e fraterna; conhecer alguns conflitos étnicos e religiosos presentes no mundo contemporâneo, bem como seus fundamentos e suas consequências; refletir sobre preconceitos presentes nos diversos grupos sociais brasileiros; e entender o preconceito no contexto político, social, religioso e escolar, apontando suas causas e consequências.​

Os trabalhos dos estudantes foram expostos no pátio central do Marista Champagnat com o intuito de promover reflexões com toda a comunidade escolar.

​Sobre os Anos Finais (6º a 9º ano EF)

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2020​, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.​​​


botao_site.png