Porto Alegre: aprender, sentir, transformar...

26/11/2018
Nosso jeito de educar
É preciso conhecer a origem para compreender o presente e ajudar a construir o futuro.

​​​​​​​​​​​A aprendizagem precisa ser consciente, cooperativa, continuada, interdisciplinar, contextualizada e significativa. Sabendo disso, é que propomos aos nossos estudantes do 3º ano EF, durante este ano, estudos sobre Porto Alegre. Os conteúdos abordados na realização do projeto Porto Alegre: aprender, sentir, transformar... proporcionaram a descoberta sobre a origem da cidade, sua geografia, clima, problemas ambientais, principais pontos turísticos, transporte, zona rural, zona urbana, riquezas naturais, entre outros.

Nossos estudantes foram convidados a elaborar o projeto com as professoras e atuaram como protagonistas do processo, contribuindo com seus valores, conhecimentos e repertório. Juntos, todos buscaram a construção do saber coletivo, por meio da pesquisa, da investigação e da troca de ideias.

Uma das atividades que as turmas realizaram foi chamada de Olho Vivo. Os estudantes foram convidados, a partir do seu olhar, identificar problemas em Porto Alegre, registrar por meio de foto e propor soluções. Nos fóruns, realizados em sala, puderam compartilhar diversos aspectos da cidade e demonstrar que não existe idade para identificar possibilidade de melhorias na capital dos gaúchos. Maquetes e releituras também foram realizadas e ambientaram a escola durante a última semana.

DSC_0014.JPGAs maquetes foram expostas nos corredores principais da escola

O resultado do estudo foi apresentado para famílias e amigos, numa apresentação que envolveu conhecimento, integração, música, declamação, dança e muita criatividade. Os estudantes puderam assimilar as aprendizagens e se sentir seguros para o grande dia. “Adorei me apresentar com meus colegas! Nos integramos e juntos realizarmos uma bela apresentação. O que mais gostei foi que aprendi que os índios disputaram as terras com os portugueses para conseguir ficar aqui no Brasil".

A apresentação marca a conclusão de um trabalho repleto de descobertas e diversão. “Esse encerramento do 3º ano EF celebra o encerramento de um ciclo em que os estudantes participaram ativamente de todo processo. Optar por realizar uma apresentação como esta ajudou a consolidar as aprendizagens do ano e também revelar talentos das nossas salas de aula", relata a professora Lucianne Collares Barroso.

A apresentação foi encerrada com o canto da música Tempos Modernos, de Lulu Santos, que representa o sentimento dos estudantes rem relação ao cenário da cidade. Eles quiseram deixar para todos que prestigiaram o evento, a mensagem que cada um pode contribuir, fazendo a sua parte, para uma Porto Alegre melhor para todos.

Confira abaixo alguns registros da apresentação.​​​​ de encerramento do projeto.