Navegar para Cima

Notícias

Porto Alegre pela ótica das crianças do Marista Champagnat

25/03/2022
Educação
3º ano EF desafia estudantes a representarem Porto Alegre através do desenho.

​​​​

No dia 26 de março, a cidade berço do nosso Colégio celebra 250 anos, Porto Alegre. Como parte das Sequências Didáticas do 3º ano do Ensino Fundamental, os estudantes aprendem sobre a cidade capital dos gaúchos. A atividade, Porto Alegre: aprender, sentir e transformar ocorre todos os anos, com diferentes abordagens. Para celebrar esses 250 anos, as crianças, da Educação Infantil até o 5º ano EF, foram desafiadas a desenharem e escreverem sobre os seus locais preferidos em Porto Alegre. A proposta surgiu dos estudantes do 3º ano EF que passaram nas salas de aula apresentando a atividade às outras turmas.

Além disso, a semana foi repleta de homenagens à Porto Alegre, que também ensinaram e explicaram sobre a história da cidade. Entre as atividades, os estudantes leram os livros Sofia e Otto conhecendo Porto Alegre, do autor Pedro Leite, e Porto Alegre na palma da mão, da autora Ana Paula Alcantara. Após lerem, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os autores e fizeram perguntas sobre seus lugares preferidos na cidade.

Essa Sequência Didática surgiu a partir do cenário pedagógico que os estudantes do 3º ano EF vivem, ao encerrarem o ciclo de alfabetização. Nesse momento, são convidados a ampliarem o repertório de leituras e intensificarem a estruturação da produção textual. A partir disso, novas propostas e atividades surgirão dessa Sequência Didática ao longo do ano letivo com as turmas deste nível de ensino. ​


Saiba mais sobre Porto Alegre:

A cidade de Porto Alegre foi fundada em 1772 e inicialmente foi chamado Porto de Viamão. Foi em 1773 que a cidade se tornou capital do estado. A partir de 1824, passou a receber imigrantes de todo o mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Este mosaico de múltiplas expressões, variadas faces e origens étnicas, religiosas e linguísticas, faz de Porto Alegre, hoje com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural, uma demonstração bem-sucedida de diversidade.

Porto Alegre tem pluralidade cultural que se reflete em uma rica gastronomia, nas diversas opções de vida noturna, atrações culturais e lazer. Este mosaico, somado aos cenários e o clima distintos das demais regiões do Brasil, faz da capital dos gaúchos um destino que cativa aqueles que descobrem seus encantos.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre