Porto Alegre ... Aprender, sentir transformar

18/11/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes do 3º ano EF apresentam espetáculo sobre a história de Porto Alegre

​Porto Alegre: aprender, sentir, transformar... Esse foi o projeto trabalhado com o 3º ano EF durante este ano. Através dele, proporcionamos aos estudantes descobertas e conhecimentos sobre a origem da nossa cidade, curiosidades da nossa cultura, as riquezas e os pontos turísticos da nossa capital.

Nossos estudantes foram convidados a elaborar o projeto com as professoras e atuaram como protagonistas do processo, construindo saberes que permeiam o passado e o presente, além de vislumbrar um futuro melhor para a nossa cidade. Durante a construção do projeto, as turmas realizaram pesquisas, ouviram relatos de experiências, assistiram vídeos e leram sobre a história da cidade e os costumes dos primeiros habitantes de Porto Alegre. Além disso, será realizada uma saída de estudos que será fonte de pesquisa e entretenimento para aprender ainda mais sobre os pontos turísticos da cidade, que já foram transformados em maquetes construídas junto com as famílias e expostas nos corredores do Colégio.

O resultado do estudo foi apresentado para famílias e amigos, no dia 12/11, no auditório do Colégio. O espetáculo envolveu conhecimento, integração, música, dança e muita criatividade. Para o desenvolvimento da apresentação, as turmas de 3º ano EF também utilizaram o livro Sofia e Otto Conhecendo Porto Alegre, do autor Pedro Leite. O livro, que foi trabalhado durante as aulas, retrata a história de Sofia e Otto, duas crianças que realizaram um passeio por Porto Alegre para saber mais sobre a cidade onde moram. E assim iniciou o nosso espetáculo, através de uma viagem com Sofia e Otto pela cidade, apresentando a todas as famílias como surgiu a capital dos gaúchos.

Para o autor Pedro Leite, que estava presente na noite do espetáculo, foi muito gratificante ver as crianças apresentando o que aprenderam com o seu livro. “Eu fiquei muito feliz em saber que o meu livro "Sofia e Otto Conhecendo Porto Alegre" ajudou um pouquinho a mostrar para os alunos como a nossa capital é maravilhosa! A apresentação das crianças foi emocionante e eu adorei a interação que todos tiveram ali no palco. Foi muito legal ver o que as professoras ensinaram durante boa parte do ano em um show animado que também ensinava aos pais muitas coisas que eles não deveriam saber sobre a nossa cidade. Fiquei muito emocionado pelo carinho dos alunos e das professoras e fiquei com mais vontade de conhecer cada vez mais a história de Porto Alegre!".

De acordo com as professoras, que acompanharam e incentivaram os estudantes durante a caminhada, esse projeto permite que as crianças se envolvam com a sua cidade e passem a curtir e admirar essa história que se construiu. Existe também uma reflexão muito grande sobre a evolução da cidade e os cuidados que devemos ter, pensando no futuro da nossa capital. É fazer com que todo mundo se perceba cidadão responsável pela construção e reconstrução histórica de Porto Alegre.

botao_site.png