Navegar para Cima

Notícias

Preparação para o futuro

14/08/2020
Preparação para o futuro
3º ano do Ensino Médio conta com diversas iniciativas para preparação para Enem e vestibulares e construção do projeto de vida

​Sabemos que o Ensino Médio é um período na vida escolar dos estudantes que costuma trazer muitos desafios, mudanças e escolhas. O autoconhecimento para a construção do projeto de vida é fundamental, especialmente para os concluintes do 3º ano do Ensino Médio, que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

No Marista Champagnat, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) realiza ao longo do ano o projeto Novos Horizontes. Dentre as iniciativas previstas, promovemos, em parceria com instituições, oficinas de autoconhecimento, inteligências múltiplas​, escolha profissional e projeto de vida.

Além do projeto Novos Horizontes, aulões por área do conhecimento e atividades preparatórias, confira outras iniciativas promovidas:

Marista Mais+

O ano de 2020 tem sido um grande desafio para todos nós, mas precisamos seguir cultivando nossos objetivos, mantendo o aprendizado em movimento. Por isso, devemos nos adaptar e ter atenção ao que podemos fazer diferente.

Cientes das oportunidades que surgem a partir do cenário atual, a Rede Marista criou o Marista Mais+, um projeto voltado exclusivamente aos terceiranistas, que visa construir ações complementares ao ensino presencial em sala de aula, aprimorando os estudos para as avaliações externas e contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida de todos.

Plataforma Minha escolha

Criada pela FTD Educação, empresa editorial marista que atual em todo o Brasil dando suporte às  escolas da Rede, sobretudo na produção do material didático.

Com a plataforma, trabalhamos um pilar importante do Marista Mais+, o projeto de vida, convidando os nossos terceiranistas a navegarem por uma ferramenta inovadora e exclusiva que ajuda a pesquisar mais sobre as opções de carreira e a refletir sobre a escolha profissional.

​Projetando o Futuro

O Projetando o Futuro é uma iniciativa multiformato que pretende contribuir no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes. A plataforma online criada pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) aborda tópicos ligados ao dia a dia dos estudantes, todos produzidos por especialistas para incentivar o autoconhecimento. Possibilitando, dessa forma, uma reflexão ao jovem sobre quem ele é, que relações estabelece e qual seu papel na sociedade.

Por ser promovido pela PUCRS, o Projetando o Futuro está totalmente alinhado com o jeito marista de educar, fomentando o protagonismo e a construção do projeto de vida de forma integral, não somente com questões ligadas à carreira.

O Ensino Médio do Marista Champagnat​

​Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Saiba mais