Quando as crianças brincam, elas interagem com o mundo ao seu redor e é dessa forma que elas expressam sentimentos, inventam, relaxam, criam identidade, se relacionam, exploram, constroem regras e linguagens. No Marista Champagnat, as vivências da sala de aula são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, porém permitir que os pequenos desbravem outros espaços abre a possibilidade de usarem a imaginação e a criatividade de forma inesperada e surpreendente.
Isso pode ser experienciado em diferentes ambientes coletivos, como o ateliê. Neste espaço, os estudantes têm a oportunidade de protagonizar o brincar e o aprender, dessa forma é possível promover o pleno desenvolvimento da autonomia e qualificar a vivência de cada criança. Os projetos e atividades surgem de maneira orgânica enquanto as crianças expõem a sua curiosidade para as professoras.
E é justamente essa a proposta do projeto Primeira Infância e a Cultura do Ateliê- Contexto vivenciado no Colégio Marista Champagnat, que tem como protagonistas os estudantes da Educação Infantil. Durante o processo investigativo, as crianças encontraram um caracol e se interessaram pelo animal, assim iniciou o estudo. Foi montado uma “casinha" para ele, onde os estudantes observaram e analisaram os traços, sons, cores e formas. “O olhar que se surpreende, investiga e se emociona aos observar o cotidiano da vida do Caracol a partir das linguagens expressivas, num espaço tão potente e transformador, sendo portadores de um conhecimento mais criativo, solidário com o entorno", comentam as professoras Fernanda Ferreira e Milena Pegoraro Berton.

O projeto foi apresentado no Encontro Formativo do Sinepe/RS, no dia 30/4/2022.