Navegar para Cima

Notícias

Primeiro caderno

29/04/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes do 1º ano EF avançam na alfabetização e recebem seus primeiros cadernos com linhas.

​​​​​​​A alfabetização é uma importante etapa na vida escolar das crianças, pois é nesse processo que descobrimos a ler e a interpretar o mundo. 

O educador desempenha um importante papel nesse período, pois é o responsável por motivar e desenvolver nos estudantes a melhor forma de aprendizagem de cada um. Ele precisa encontrar meios que despertem o interesse do estudante em aprender.

Nossas educadoras do 1º não EF realizam diversas atividades que buscam desenvolver o interesse pelas letras e números em nossas crianças. Muitos foram os momentos realizados neste primeiro trimestre letivo, porém um deles ganha um destaque especial: o início do uso do caderno com linhas!

Para celebrar essa nova etapa, realizamos a Festa do Caderno, momento em que nossos estudantes recebem o seu primeiro caderno. As famílias tiveram uma participação especial no preparo deste momento. Foram convidadas a personalizar os cadernos com mensagens e fotos que motivassem seus filhos ao uso do novo companheiro.

Texto auxiliar da imagem

Momento de descoberta das pistas que levaram à surpresa final

A Festa do Caderno consiste em as turmas receberem pistas para descobrirem um tesouro, um novo amigo que os acompanhará por todo o ano. Ao final da descoberta, com muita música e alegria, recebem o tão esperado amigo com linhas.

O início do uso do caderno com linhas é um dos momentos amis esperados pelos estudantes. “O uso do caderno de linha auxilia na organização das atividades, na direcionalidade da escrita, no entendimento do que significa o limite, que no caso do caderno é estabelecido pelas linhas, mas que fazem parte da nossa vida diária. A Festa do Caderno é um momento muito especial pois marca o final da transição para o Ensino Fundamental, de maneira lúdica e divertida. É um momento é preparado com muito carinho e atenção pelas professoras", destaca a Coordenadora Pedagógica, Glauce Pires.

​ Acompanhe abaixo alguns registros desse momento:​