Durante o processo de aprendizagem da Educação Infantil, cada detalhe é importante para a construção dos saberes dos nossos estudantes. Através de atividades lúdicas, eles são estimulados a visitar o mundo da imaginação, explorar diferentes contextos e vivenciar diversas experiências.
Para trabalhar com essas diferentes possibilidades, a turma de Nível 2B da Educação Infantil, realizou uma atividade na qual cada estudante criava um mini projetor. Com o objetivo de trabalhar possibilitar a exploração e manipulação de diferentes materiais, conhecer novas texturas e suas características, identificar a transformação dos materiais utilizados e estimular a criatividade, o mini projetor foi construído com utensílios que os estudantes possuíam em suas casas.
Após o fim da atividade, as crianças tiveram um segundo desafio: elaborar uma história para ser projetada no seu novo equipamento. Com o objetivo de instigar a imaginação, identificar e narrar a sequência dos fatos, cada estudante criou a sua própria história, desenhou os personagens no seu mini projetor e, em um local escuro, com o auxílio de uma lanterna, projetou a sua contação na parede de casa.
As histórias criadas pelos estudantes buscaram traduzir experiências significativas vivenciadas no Colégio Marista Champagnat.
Confira os materiais necessários para criar o seu mini projetor em casa.
Um rolinho de papelão (daqueles que vem em rolos de papel higiênico ou papel toalha), copos descartáveis ou cones de carretéis de linha;
Plástico filme PVC transparente (aqueles que utilizamos para embalar alimentos em casa);
Caneta permanente ou hidrocor;
Fita durex, crepe ou atilho.
Após montar o equipamento:
Crie os personagens;
Pense no que vai acontecer nessa história;
Faça os desenhos da história nos projetores que você construiu;
Escolham um local escuro, aponte para uma parede e pegue uma lanterna;
Conte a sua história e divirta-se em família.
Brincar nos leva a conhecer um novo mundo, instiga a curiosidade e alimenta a nossa imaginação, tornando os momentos de aprendizagem ainda mais significativos.