Nossa terra, nossa gente! Origens, vidas e família

17/09/2021
Educação
Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat realizam pesquisa sobre o processo de formação populacional, cultural e identitária do Rio Grande do Sul

​​​A Matriz Curricular da Educação Básica do Brasil Marista da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, documento que baliza a nossa prática pedagógica, destaca que nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) os estudantes passam a identificar-se “como sujeitos espaciais com base no lugar de vivência". (2016, p.76).

Desta-forma, passam a estudar a organização pessoal e coletiva do espaço ao seu entorno no 1º ano EF; a identidade espacial: localização, endereço e vizinhança no 2º ano EF; o município: bairro, urbano e rural no 3º ano EF, o Estado: origens culturais, paisagens naturais, poderes administrativos no 4º ano EF; e o Brasil: cultura, paisagens, diferenças socioeconômicas no 5º ano EF.

A fim de conhecer um pouco mais sobre suas origens e a relação com a vasta diversidade cultural do Rio Grande do Sul, as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do Marista Champagnat desenvolveram o projeto Nossa terra, nossa gente! Origens, vidas e família, aliando a pesquisa aos estudos sobre a formação do Estado, conforme previsto na Matriz Curricular.

Metodologicamente o projeto dividiu-se em três etapas. Primeiro, os estudantes realizaram uma pesquisa sobre seus antepassados: de onde vieram, quando chegaram ao Brasil, qual descendência. Após, realizaram uma atividade chamada Descendentes, onde, com acessórios, bandeiras, vestimentas e cores características das suas origens, cumpriram desafios e desvendaram enigmas que foram sendo registrados, junto às descobertas, no caderno Minhas narrativas... Do Continente de São Pedro ao RS, produzido pelos próprios estudantes. E, por último, cada aluno, juntamente com sua família, preparou uma apresentação contando sobre sua ancestralidade, que posteriormente foi compartilhada na sala de aula com os demais colegas.

“Com a atividade descobri que sou descendente de italianos, alemães, índios e africanos", relata o estudante Matheus Filippon.

Conforme as professoras do 4º ano EF, a proposta foi fundamental para que os estudantes entrassem em contato com o processo de formação populacional, cultural e identitária do nosso estado, visado o entendimento dos costumes e da cultura em que vivem através de uma perspectiva relacionada à tolerância e à defesa da pluralidade cultural.

O projeto destacou-se por promover construção de conhecimento e momentos lúdicos de aprendizado de forma interdisciplinar, destacando a pluralidade cultural do Rio Grande do Sul através da diversidade de nossas raízes, representada pelas origens dos próprios estudantes e por outros povos estudados na pesquisa.

Nossa terra, nossa gente! Origens, vidas e família é o projeto de Iniciação Científica dos 4º anos EF, e será apresentado na Mostra de Iniciação Científica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Marista Champagnat no dia 2/10. Também foi inscrito no XVI Salão UFRGS Jovem, que acontece entre os dias 27/9 e 1º/10 de 2021.

Sobre os Anos Iniciais

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

Em 2022 , seguiremos realizando atividades que potencializem ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar. ​

BOTÃO.png