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Qual a nossa origem?

11/12/2020
Cultura
Estudantes do 4º ano EF realizam projeto sobre os imigrantes

​No processo de ensino e aprendizagem do 4º ano do Ensino Fundamental, uma das propostas trabalhadas é sobre a imigração.  A partir de estudos, resoluções de situações problemas, entrevistas entre as áreas de conhecimento, os estudantes buscam compreender a história sobre as migrações de diferentes povos para o continente americano, em especial do nosso estado.

Durante as aulas online e presenciais, os estudantes buscaram dados e informações históricas sobre a vestimenta, culinária, manifestações religiosas, entre outros aspectos que marcam a cultura dos países que colonizaram o Rio Grande do Sul. 

Com o objetivo de apresentar os conhecimentos adquiridos, o projeto Nossa Terra, Nossa Gente foi finalizado com apresentações online realizadas pelos estudantes e suas famílias, que contribuíram com informações e curiosidades relacionadas ao seu país de origem, depoimentos de familiares, dados históricos, receitas, músicas, fotografias e muitas histórias que permitiram aos estudantes aprofundarem os seus conhecimentos sobre o tema.

Para a família do estudante da turma 143 EF, Caio Menezes Arenhardt, “o momento foi de grande importância, onde pudemos aprender e relembrar coisas sobre várias etnias. Também foi muito prazeroso podermos compartilhar um pouco da nossa família e nossas origens".

Sobre os Anos Iniciais (1º ao 5º ano EF)

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.