A matemática está presente no nosso dia a dia sem mesmo notarmos: ao fazer um bolo, ao ir no mercado, ao acordar com a ajuda do despertador, dentre tantas outras atividades. Mas e você já pensou que ela pode, também, ser utilizada para conhecer o perfil de um determinado grupo?
Foi esse o objetivo recente da Sequência Didática de Matemática dos 6º anos do Ensino Fundamental do Marista Champagnat. Os estudantes tiveram o desafio de conhecer o perfil da turma a partir do uso de elementos matemáticos.
Inicialmente, foi proposto que, em grupos, pensassem em perguntas que fossem interessantes para identificar a turma. Após isso, foram elaboradas pesquisas, utilizando um formulário online, e compartilhado para os colegas responderem.
A matemática entrou a partir do momento em que as respostas obtidas com a pesquisa precisaram ser analisadas e interpretadas. Foram construídas tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos (barras, colunas, setores, linhas, pizza) para organizar as informações, e na sequência, os estudantes transformaram os números em porcentagem. Assim, chegaram aos dados finais da pesquisa, podendo afirmar que a turma predominantemente gosta mais disso ou daquilo, contribuindo para a criação de afinidades entre os colegas.
A partir das Sequências Didáticas e de atividades como essa, nossos estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
Sobre os Anos Finais do Marista Champagnat
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.