Existem objetivos distintos para compreender a importância da prática da leitura, e são eles: ler por prazer, ler para conhecer e ler para conhecer-se. Considerando a importância da valorização desse hábito, as turmas de 1º ano do EM leram a obra Prometeu Acorrentado, uma das principais tragédias gregas de Ésquilo. Após, realizaram uma atividade avaliativa online no Laboratório de Física e Robótica, utilizando o site Quizizz.
No jogo, com perguntas e respostas simultâneas, cada estudante tinha um questionário personalizado. O ranking com os cinco primeiros colocados foi projetado em um telão para que pudessem acompanhar seu rendimento em tempo real.
"Essa atividade diferenciada teve por objetivo aprofundar as questões temáticas, estruturais e até mesmo sociais da obra de forma divertida e empolgante, estimulando o questionamento dos alunos e ampliando a leitura", salienta a professora de Literatura, Língua Portuguesa e Produção textual do Ensino Médio Patrícia Amaral.
Ao final da atividade, a professora teve acesso a um relatório com o desempenho individual de cada estudante e a um mapa gráfico apontando as questões em que eles tiveram mais dificuldades, permitindo que a educadora pudesse retomar possíveis lacunas.
Sobre o Ensino Médio
Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.
Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.
A vivência dessas aprendizagens acontece por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.