RAP para compreender

21/05/2019
Educação
Estudantes utilizam gênero musical do RAP para abordar problemáticas da adolescência e relacionar conteúdos de sala de aula.

​​Como o RAP pode motivar as pessoas a contornarem os obstáculos da vida?

Esse foi o questionamento proposto pela sequência didática da área de Linguagens e Códigos do 7º ano EF. De forma interdisciplinar, os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física, utilizaram um recurso alternativo para abordar as problemáticas da adolescência e os conteúdos específicos das disciplinas.

A partir da leitura da obra Ninguém me entende nessa casa, do autor Leo Cunha, os estudantes refletiram sobre as inquietações dos jovens nos anos 1980, década em que surgiu o gênero musical do RAP, comparando-as com seus anseios nos dias de hoje.

As mudanças tecnológicas, manifestações através de produções literárias e artísticas e os exercícios motivacionais praticados pelos esportistas na atualidade também foram contemplados na pesquisa dos estudantes.

Como resultado da sequência didática, o 7º ano EF realizou batalhas de RAP em sala de aula. Nas poesias motivacionais os estudantes deviam retratar seu cotidiano, respeitando o contexto social da obra de arte e os elementos de coesão e coerência, e conhecer e identificar temáticas da literatura inglesa e gestos corporais.

Sobre os Anos Finais

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2019, contamos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.​​​