Navegar para Cima

Notícias

Reencontros

06/10/2021
Solidariedade
Grupo Voluntariado do Marista Champagnat realiza retiro e marca retorno das atividades presenciais

​​Formar cidadãos solidários e empáticos, que acreditam na construção de uma sociedade alicerçada nos valores de respeito, cuidado e amor ao próximo. Eis o principal objetivo do grupo Voluntariado do Marista Champagnat.

Com a pandemia, ações como as realizadas pelo grupo, por menores e mais simples, foram, além de importantes, imprescindíveis para muitas pessoas, levando esperança para alguns, alimento para outros, alegria para crianças, o que reforçou o estímulo do conjunto.

Na sexta-feira, 1º/10, grupo Voluntariado do colégio realizou mais um tradicional Retiro, a fim de marcar o retorno das atividades presenciais do projeto. O encontro abordou como tema central a Valorização da construção do projeto de vida e a dimensão da solidariedade. Durante uma tarde de atividades, os estudantes puderam refletir e trocar ideias sobre o que é ser um voluntário Marista, o quando a solidariedade é importante no projeto de vida de cada um, além de celebrar o momento presente, onde muitos integrantes puderam se reencontrar e até mesmo se conhecer.

O retiro contou com participação do Coordenador de Pastoral, Anderson Pellisoli de Oliveira, do Agente de Pastoral, Éder Oliveira, e com a convidada Sumaia Fuchs Curço, Professora Orientadora Educacional e Coach.

“Foi uma tarde incrível, onde pudemos nos reencontrar depois de meses de encontros online. Fizemos dinâmicas entre o grupo e tivemos uma palestra sobre projeto de vida. O retiro nos possibilitou compartilhamos experiências, dialogamos e aproveitamos muito a tarde juntos.", comenta a estudante Giovana, do 1º ano do Ensino Médio.

A Larissa, estudante do 2º ano do Ensino Médio também conta sua experiência no retiro: “Foi um encontro muito divertido. Acho que todos conseguiram conhecer um pouco mais de cada voluntário e ter consciência de como é ter ideias de prosperidade individual e interpessoal, a importância do equilíbrio entre ser protagonista e ser solidário."

No voluntariado educativo e nas ações desenvolvidas, oportunizamos a capacitação de nossos estudantes para exercerem sua cidadania, realizarem ações de voluntariado e desenvolverem seus projetos de vida com base em valores humanos como a solidariedade e a empatia, alicerçados na cultura de bem que nosso fundador, São Marcelino Champagnat, nos deixou como herança.​

Sobre os projetos de Pastoral:

Além de oferecer uma educação de qualidade, nos preocupamos com as dimensões humana e espiritual da nossa comunidade educativa, tornando o espaço escolar um ambiente fraterno, acolhedor e de partilha da vida.

Voluntariado Marista: nosso grupo de Voluntariado tem por objetivo ajudar na construção da cultura da solidariedade. Os estudantes que integram o grupo acreditam que podem construir uma sociedade onde os valores de respeito, cuidado e amor ao próximo são possíveis através de pequenas ações. Podem participar estudantes do 9º ano EF e do Ensino Médio.

Pastoral Juvenil Marista (PJM): a Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço de participação de adolescentes e jovens, a partir do 7º ano EF, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.​

Como participar ​

Inscreva-se neste link​


BOTÃO.png