Como aprender sobre a Idade Média de um jeito diferente e atrativo?
Esse foi o desafio proposto aos estudantes do 7º ano EF pelo componente curricular de História. A partir do RPG, jogo no qual os participantes interpretam personagens e criam narrativas, a professora Patrícia Spceht Moreira guiou os estudantes num enredo que colocou em prática os conhecimentos adquiridos sobre a Idade Média.
Atividade dinamiza o aprendizado
Para participar da atividade, os estudantes pesquisaram sobre o contexto histórico da época, a sociedade e seus costumes, e se caracterizam de acordo com as posições sociais. Sob a condução da professora, os estudantes deviam encenar situações e diálogos baseados no conteúdo da Idade Média.
Para a educadora Patrícia, foi uma oportunidade de relacionar os aprendizados. "O objetivo da atividade foi, além de reforçar o conteúdo sobre Idade Média, desenvolver a chamada empatia histórica".
Sobre os Anos Finais
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.
O incentivo à pesquisa começa na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos.
Os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.