Em 2022 o Colégio Marista Champagnat implementará o Novo Ensino Médio, que prevê mudanças no currículo nesse nível de ensino e visa fortalecer a formação integral e o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. Com base na Lei 13.415/2017, o Novo Ensino Médio Marista aliará um currículo inovador e os valores maristas com ainda mais diálogo com as juventudes, em um ensino democrático de qualidade.
Com o intuito de apresentar as novidades do Novo Ensino Médio, o Marista Champagnat conta com um cronograma específico para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. No início do ano, realizamos uma pesquisa com essas turmas a fim de mensurarmos suas expectativas a respeito das mudanças previstas. Com base nos resultados dessa pesquisa, a equipe pedagógica do Colégio promoveu reflexões juntamente com os estudantes e apresentou a proposta curricular do Novo Ensino Médio. Ainda estão previstos para 2021, momentos de diálogo entre os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a fim de sanar as principais dúvidas e anseios sobre os novos desafios.
Luiza Celia Luz, estudante do 9º ano EF do Marista Champagnat está com grandes expectativas para o ano 2022 "O Novo Ensino Médio vai nos trazer novas experiências e oportunidades de aprendizado, acho que vai abrir mais espaço para falarmos sobre a sociedade e ajudar na nossa escolha profissional", relata.
Como será o Novo Ensino Médio Marista
Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais.
Os Itinerários Formativos serão estruturados a partir da combinação de áreas de conhecimentos integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões:
Núcleos de Aprofundamento: o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de conhecimento a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão 15 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.
Percursos Investigativos Optativos: esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.