Navegar para Cima

Notícias

Sábado gaudério

16/09/2020
Educação
Estudantes dos Anos Iniciais participam de sábado letivo inspirado nas tradições gaúchas

O mês de setembro traz um significado muito especial para a população do Rio Grande do Sul, pois marca um momento importante da história dos gaúchos: a Revolução Farroupilha. É comum nessa época do ano percebermos diversos movimentos para relembrar e celebrar o cultivo das nossas tradições, mas, em virtude das readaptações que o cenário atual nos exige, em 2020 as nossas ações ocorreram em um formato diferente. 

A Revolução Farroupilha faz parte da nossa história e marca a nossa tradição, por isso, no dia 12 de setembro, os nossos estudantes dos Anos Iniciais tiveram um sábado letivo especial, dedicado a desenvolver novos conhecimentos sobre a cultura do nosso povo. Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram de atividades diversas, aprofundaram os seus saberes sobre o Rio Grande do Sul e cultivaram alguns de nossos costumes. 

​Durante o encontro, nossos estudantes receberam convidados tradicionalistas que apresentaram a sua história e compartilharam os seus conhecimentos e habilidades sobre o nosso estado. Além disso, as turmas participaram de oficinas sobre os mais diversos assuntos: como fazer o seu chimarrão, culinária gaúcha, músicas tradicionais, dança, símbolos gaúchos, construção e declamação de poema, entre outras. 


Confira o poema coletivo desenvolvido em aula pelos estudantes da turma 144 EF 

O Rio Grande

No Rio Grande do Sul todo mundo é irmão, 

mas teve uma época que isso não era verdade não!

Teve escravidão...

escravo que não obedecia, 

era castigado ou até morria.

Teve guerra, morte e enganação 

e depois da Revolução 

ai sim, teve união!


Acabou a escravidão,

a bebida típica virou  o chimarrão

para juntar pessoas e comemorar de montão!​


O estancieiro é bem hospitaleiro

Serve seu hóspede com carreteiro

​​ Texto auxiliar da imagem     

Estudantes do 5º ano EF com o Gaúcho da Fronteira

​Além da participação dos estudantes – que vestiram suas pilchas -, educadores e convidados, famílias também prestigiaram esse momento de muito conhecimento sobre a história e as tradições do Rio Grande do Sul.