Navegar para Cima

Notícias

Sábados de muito aprendizado

10/09/2020
Educação
Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Marista Champagnat participam de aulas online por área do conhecimento

​​Os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Marista Champagnat estão participando de sábados letivos especiais. Planejados e realizados por área do conhecimento, com temáticas diferenciadas e a realização de um instrumento de avaliação formativa, as aulas online possibilitam a interdisciplinaridade na relação dos conteúdos e a aprendizagem de forma integrada.

O primeiro sábado letivo online foi realizado em agosto, com planejamento específico para cada ano. Confira:

6º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Matemática, temática Polígonos. Instrumento de avaliação formativa trabalhado: mosaico com polígonos.

7º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Linguagens, temática cultura africana: danças e máscaras. Instrumento de avaliação formativa: clipe musical de 1 minuto, utilizando dança, vestimenta e máscara da cultura estudada.

8º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Ciências Humanas, temática colonização da América Latina. Instrumento de avaliação formativa: produção de uma música (letra e áudio de rap) acerca da jornada do cidadão latino americano.

9º ano do Ensino Fundamental: área do conhecimento de Ciências da Natureza, temática natureza da luz. Instrumento de avaliação formativa: responder as perguntas centrais dos conteúdos trabalhados e a produção de um infográfico sistematizando os aprendizados adquiridos.

1º ano do Ensino Médio: área do conhecimento de Linguagens, temática autorretrato no contexto da pandemia. Instrumento de avaliação formativa: criação de um avatar representando como o estudante enxerga sua imagem no meio virtual.

2º ano do Ensino Médio: áreas do conhecimentos de Ciências da Natureza e Matemática, temáticas de trigonometria, lançamentos oblíquos e decomposição de grandezas vetoriais. Instrumento de avaliação formativa: questionário e experimento com o lançamento oblíquo de uma bolinha de papel.

3º ano do Ensino Médio: área do conhecimento de Ciências Humanas, temática o sentido da vida. Instrumento de avaliação formativa: criação de uma nuvem de palavras a partir da pergunta "Quem dá sentido para a sua quarentena?" e apresentação de uma reflexão sobre a roda de conversa com o autor do livro "Qual o sentido?", Luciano Marques de Jesus.

Os próximos sábados letivos dos Anos Finais e do Ensino Médio do Marista Champagnat serão realizados nos dias 12 e 26/9. As aulas acontecem das 9h às 11h50, pela plataforma Teams. ​

Sobre os Anos Finais do Marista Champagnat

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Sobre o Ensino Médio do Marista Champagnat

Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.