Navegar para Cima

Notícias

Saída de estudos virtual

27/08/2020
Cultura
Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental conhecem são Miguel das Missões através de uma viagem online

​Ao longo do percurso de aprendizagem, é comum que os nossos estudantes participem de saídas de estudos. Através delas, é possível conhecer e explorar mais sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula. Considerando o cenário desafiador que vivemos atualmente, foi necessário inovar e redefinir algumas práticas que agora não são mais possíveis. 

A partir da ressignificação de determinadas atividades, a turma 154 do Ensino Fundamental do Marista Champagnat realizou a sua saída de estudos virtual. Durante as aulas de história online, os estudantes aprenderam sobre os patrimônios materiais da humanidade, aprofundando os seus conhecimentos com a Guerra Guaranítica, que ocorreu entre índios Guaranis e tropas portuguesas, entre os anos de 1752 a 1756. 

Com o objetivo de aproximar os estudantes desse ocorrido que marca a nossa história, a professora promoveu um passeio diferente, onde todos, diretamente de suas casas, conheceram o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, localizado na cidade de São Miguel das Missões – RS. 

​​ Texto auxiliar da imagem

Registros do passeio virtual 

Como em toda saída de estudos, os estudantes ingressaram na aula vestindo seu uniforme e preparam um lanche para o piquenique virtual. Durante o passeio, conheceram as famosas ruínas, o museu com toda sua história, e ao final, prestigiaram o espetáculo Som e Luz, uma narrativa que conta toda a trajetória e experiência Jesuítico-Guarani. Para a estudante da turma 154 EF, Ana Luisa Baccon Perpetuo, “foi muito legal e divertido, aprendi muita coisa na nossa saída de estudos”. 

Sobre os Anos Iniciais 

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

Em 2021, seguiremos realizando atividades que potencializem ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar.