Muitas novidades fazem parte do ano letivo de 2020 do Marista Champagnat e uma delas é a instalação de catracas em nossas recepções. A mudança busca trazer mais segurança e bem-estar para toda a comunidade escolar, como parte da nossa cultura do cuidado.
Para passar pelas catracas serão necessárias a leitura de um cartão magnético (no caso de estudantes, educadores e visitantes) e leitura biométrica, que consiste em escaneamento da digital (para pais e responsáveis).
As principais motivações para a novidade foram a tendência de reforço de segurança no ambiente escolar no país e a análise de nossas avaliações junto às famílias – Avaliação Institucional, Pesquisa de Concluintes e Pesquisa de Novas Famílias. O Colégio percebeu a relevância de trazer um olhar atento para todos que acessam às dependências da escola, zelando pela segurança, integridade e harmonia de toda a comunidade escolar e tendo a tecnologia como importante aliada e integradora dos processos.
Apesar do acesso estar mais restrito e existir um maior controle nos fluxos de entrada e saída, o sistema de catraca terá braços móveis para garantir que, em casos de emergência, o fluxo de saída seja facilitado. Confira abaixo tudo o que muda com o sistema de catracas.
COMO OS PÚBLICOS IRÃO ACESSAR O COLÉGIO
O acesso às dependências do Colégio Marista Champagnat se dará obrigatoriamente pelos cartões e acesso biométrico durante todo o ano letivo.
- ESTUDANTE: acessa sempre com o CARTÃO DE ESTUDANTE. Sua entrada e saída aparece como notificação para os pais no novo Marista Virtual App.
- FAMÍLIA: os responsáveis acessam com biometria.
- Em casos especiais, o familiar recebe um CARTÃO DA FAMÍLIA. A família assina um documento e se responsabiliza pela utilização do cartão.
- Caso a família deseje autorizar a retirada de um estudante por alguém regularmente, deverá fazer o pedido por escrito (de acordo com o documento modelo da escola) e a biometria será registrada.
- EDUCADOR: utiliza um cartão branco atrás de seu crachá com identificação.
- VISITANTE: é registrado na recepção e recebe o CARTÃO DE VISITANTE no ato.
- TERCERIZADO:
- Fixo: utiliza CARTÃO DE TERCEIRIZADO.
- Eventual: utiliza CARTÃO DE VISITANTE.
COMO ACONTECE O CADASTRO BIOMÉTRICO
O cadastro biométrico é um procedimento simples, no qual os responsáveis devem ir ao Colégio na data estipulada com documento de identificação com foto (identidade, carteira de motorista, etc.) e registrar suas digitais junto à recepção. As datas de cadastro serão baseadas em níveis de ensino.
Se houver necessidades especiais que impeçam o cadastro biométrico de um responsável, este ganha um cartão de família. Caso a família queira registrar outra pessoa, que não os responsáveis financeiros ou educacionais, precisará de uma formalização por escrito de acordo com o processo do Colégio.
CUIDADOS E DÚVIDAS SOBRE O CARTÃO DO ESTUDANTE
O cartão do estudante é entregue junto a uma corda e um crachá para que os estudantes levem sempre consigo no pescoço – ele é um item essencial e obrigatório no dia a dia escolar. Contamos com o apoio das famílias para lembrar sempre de manter o cartão junto ao estudante. A seguir, algumas dúvidas que podem surgir.
- E se cancelar, transferir ou encerrar o ciclo com o Colégio?
Os cartões de acesso do estudante e da família são devolvidos ao Colégio no fim do ciclo.
- Perdi meu cartão e agora?
Contate a Recepção ou Secretaria da escola para cancelamento. A família precisará comprar um novo cartão com a escola.
- Esqueci meu cartão e agora?
Em caso de esquecimento, o estudante acessará a escola pelo “comando de acesso manual". Para sair, deverá possuir autorização da Coordenação.
Entrada e saída do estudante pelo Aplicativo
Pelo novo Marista Virtual App é possível receber notificações de entrada e saída dos estudantes. Saiba mais sobre o aplicativo aqui no link.