Semana Champagnat

06/06/2019
Nosso jeito de educar
Muitas foram as atividades para celebrarmos o dia do fundador do Instituto Marista.

​​​​​​​​​​​Para celebramos a Semana Champagnat o Serviço de Pastoral organizou uma série de atividades para nossa comunidade escolar. Na entrada de cada turno a comunidade educativa é recebida com músicas maristas, no pátio interno do colégio.

Educadores participam de oração e reflexão dirigida com o tema a vida e obra de São Marcelino Champagnat no início de cada turno e após, realizam com os estudantes em sala de aula.

Nossos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental prestigiaram uma apresentação do grupo de teatro com esquete sobre fatos marcantes da vida de Champagnat e atividades de in​tegração, a partir da obra de Champagnat. Eles também estão recebendo a visita de um dos nossos agentes de Pastoral, caracterizado de São Marcelino Champagnat. Ao passar nas salas, ele fala da importância da celebração da data e motiva todos a participarem das atividades da semana.

Em todas as formações o Serviço de Pas​toral tem utilizado músicas de Champagnat, para que os estudantes se familiarizem ainda mais com sua história.

Para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio realizamos momentos formativos e de oração na capela do Colégio, a partir do tema Champagnat, sinal de luz. Na quinta-feira, dia 6/6, eles participaram da tradicional Gincana Champagnat, um dia inteiro de atividades promovidas pelo Grêmio Estudantil e Serviço de Pastoral Escolar. Na próxima semana realizaremos uma matéria especial sobre esse momento festivo com os jovens.

Também realizamos a tradicional distribuição das bergamotas, que é tradição em nossa escola, e a missa de Dia de Champagnat.

Acompanhe alguns registros.

Educação marista

Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​